Nos próximos cinco anos, a União Europeia (UE) terá um novo comissário para tomar conta da área digital. A pasta ficou com Günther Oettinger. É alemão, tem 61 anos e, pelos vistos, não tem pena nenhuma de quem se fotografa, guarda as imagens e vê-as serem roubadas por piratas informáticos, que não demoram a espalhá-las pela internet. Sobretudo se forem celebridades. Nesse caso, o aviso está dado: não contem com ele para as proteger.

E foi o próprio a dizê-lo, na terça-feira. Em logo diante dos olhos e ouvidos do Parlamento Europeu, que por estes dias anda a receber, um a um, os novos comissários — incluindo Carlos Moedas, que ficou com a pasta da ciência. Quando chegou a vez de Güntjer Oettinger, um dos casos que veio à baila da conversa foi a recente divulgação, ilegal, de fotografias nas quais celebridades como Jennifer Lawrence, Kate Upton ou Rihanna apareciam nuas.

Aconteceu no início de setembro e as imagens espalharam-se como um vírus pela internet. A polémica foi muita. As críticas também. Mas proteção, no futuro, e se depender do alemão da União Democrática Cristã (CDU), partido de Angela Merkel, chanceler alemã, haverá pouca. Ou nenhuma. “Se alguém, enquanto celebridade, é estúpida o suficiente para tirar uma fotografia nua de si própria e colocá-la online, certamente não pode esperar que nós a protejamos”, defendeu Oettinger, citado pelo The Guardian, ao ser confrontado com esta questão.

O germânico, que nos últimos cinco anos foi o responsável europeu pela área da Energia, disse ainda que “a estupidez é algo do qual apenas se consegue, em parte, salvar as pessoas”. Oettinger — que a 24 de setembro publicou um artigo de opinião no Observador –, aliás, chegou a queixar-se, escreveu o site EuroActiv.com, que “as queixas contra o aumento de fotografias [pirateadas] de celebridades nuas que tiraram selfies simplesmente não tinha razão de ser”.

As críticas não tardaram em aparecer. Jan Phillip Albrecht, do Grupo dos Verdes europeus, considerou que Oettinger “ainda não percebeu o real problema causado pelas imagens pirateadas”. Até a edição online do Der Spiegel considerou que Oettinger “não faz ideia do que se passa na atualidade” ou “nos temas-base da sua nova pasta”. As notícias não referem se o candidato foi já aprovado ou não pelos eurodeputados, mas uma marca já deixou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR