Duarte Marques, deputado social-democrata, não poupou nas críticas ao secretário de Estado da Administração Escolar, considerando “inconcebível” que João Casanova Almeida ainda não tenha prestado esclarecimentos sobre a situação da colocação de professores.

“Esta situação da colocação de professores assume proporções inaceitáveis. (…) É tempo de, uma vez por todas, dar a cara, explicar a solução e esclarecer devidamente os professores a quem foi dada garantia de colocação e que já alteraram as suas vidas por causa disso”, escreveu o social-democrata na sua página no Facebook, acerca do pedido de revogação das listas de colocação de professores contratados enviado pela Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) às escolas. A DGAE pediu aos diretores que informasses os candidatos de que a decisão de colocação fora anulada mas as direções das escolas recusam-se a fazê-lo.

“O Ministério da Educação garantiu que nenhum professor seria prejudicado, é isso que vai acontecer, mas não é isso que parece face à informação divulgada pelo Ministério”, continua o social-democrata, que vai mais longe e deixa um recado ao secretário de Estado. “Pelos vistos não basta substituir diretores gerais, é necessário que os responsáveis políticos assumam as suas responsabilidades e venham a público dar a cara pelas áreas que dentro do MEC [Ministério da Educação e Ciência] estão sob a sua responsabilidade”.

“Este governo já nos habituou a dar a cara nos momentos mais difíceis, a assumir responsabilidades e a não ter complexos no momentos de assumir as notícias mais difíceis. Infelizmente nem todos têm a mesma coragem”, acrescentou, considerando “incrível” que o país não consiga resolver “o problema da colocação de professores”, um problema que “nos últimos 15 anos já se torna uma espécie de ritual”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR