A Semana Mundial do Espaço foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas, em 1999, como a semana que decorre entre 4 e 10 de outubro. Visa celebrar a contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Por esta altura decorrem vários eventos e programas educacionais em todo o mundo. Portugal não é exceção. O Observador dá-lhe algumas dicas.

1. Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Assistir ao filme “Gravity”, palestras e especialistas convidados que vão deslocar-se às escolas são algumas das iniciativas do Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações, em Lisboa.

2. Observatório Astronómico de Santana – Açores

A primeira atividade da OASA é já este sábado e conta com a presença do engenheiro Luís Ramalhais dos Santos para uma palestra intitulada “Radioastronomia: Para Além do Visível”.

3. Exploratório – Coimbra

Sessões de observação astronómica na cúpula da cobertura do Exploratório, lançamento de foguetes de água e observação solar, e sessões de astronomia. Deste sábado até dia 10 de outubro, eis algumas das iniciativas em que pode participar em Coimbra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Planetário Calouste Gulbenkian – Lisboa

Destinada aos mais pequenos, esta iniciativa pretende explicar, de uma forma prática, onde cabem os planetas do nosso sistema solar. De 7 a 10 de outubro.

5. Centro Ciência Viva – Algarve

Já alguma vez pensou em fazer uma oficina sobre eclipses, durante um eclipse? Pois bem, aqui tem a sua chance. Durante o evento poderá também acompanhar em tempo real o estado inicial do eclipse, como se estivesse na Austrália.

6. Centro Ciência Viva – Vila do Conde

Se quiser participar na construção de um mapa do céu noturno ou ser astronauta por umas horas (e sim, isso implica vestir o fato), basta ir até Vila do Conde nos próximos dias 7 e 8.