A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia voltou a colocar na sua página na internet a data de 30 de julho como o dia em que abriu o processo de acompanhamento do BES, para avaliar uma eventual ajuda do Estado, e que muita tinta fez correr na semana passada. À hora de almoço desta terça-feira, essa informação não existia.

Na página oficial da Direção-Geral, à hora de almoço desta terça-feira, existia uma única data, a da decisão de Bruxelas de não oposição à resolução do BES e da criação do Novo Banco, o dia 3 de agosto, o domingo em que foi anunciada a resolução do banco.

DG COMP Novo

 

Página da DG Comp sobre o processo de ajuda do Estado ao BES, à hora de almoço desta terça-feira.

Na semana passada, a página oficial na internet desta Direção-Geral tinha marcada como data de abertura do processo o dia 30 de julho. E essa voltou, há minutos, a ser a informação constante na página de internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

BES

 

Página da DG Comp na semana passada, ainda com a data de 30 de julho. A data não existia à hora de almoço de terça-feira, mas voltou.

Na semana passada, a Comissão Europeia justificou a data, dois dias antes de serem suspensas as ações em bolsa, com um acompanhamento decidido após se saber dos resultados apresentados pelo banco (cerca de 3,58 mil milhões de euros de prejuízo nos primeiros seis meses do ano).

“Começámos a acompanhar a situação no BES depois de os prejuízos terem sido anunciados”, no dia 30 de julho, e “o registo foi feito por nossa iniciativa”. Foi este o esclarecimento prestado pelo porta-voz da Direção Geral da Concorrência (DG Comp), um organismo da Comissão Europeia, em resposta a questões colocadas pelo Observador.

Esta questão esteve no centro do debate no Parlamento na quarta-feira passada, dia em que o governador do Banco de Portugal e a ministra das Finanças estiveram presentes numa audição relativa à saída da administração liderada por Vítor Bento do Novo Banco.

Ao Observador, a DG Comp explicou na altura: “A data apenas apareceu no nosso site depois de a decisão ter sido tomada”, tratando-se esta questão de uma “matéria puramente administrativa, que quer dizer, basicamente, que foi designada uma equipa para acompanhar o tema”. “Este é um procedimento normal, especialmente no setor financeiro, onde a Comissão por vezes tem de tomar decisões muito rapidamente”, acrescenta o organismo.

E porquê designar uma equipa antes de uma notificação formal por parte do Governo, algo que o organismo garante ter acontecido a 3 de agosto? “Começámos a seguir a situação depois de os prejuízos do BES terem sido anunciados”, diz o porta-voz, contactado pelo Observador. O organismo reporta-se, também, ao comunicado divulgado pelo Banco de Portugal a dia 30 de julho.

Responsáveis garantem que decisão foi tomada dia 1 ao início da tarde

No Parlamento, quarta-feira, Carlos Costa reconheceu que “há algo que terá de ser explicado, mas não por mim”. O governador do Banco de Portugal garantiu que a decisão de intervir no BES foi tomada na tarde de dia 1 de agosto, sexta-feira. Em comunicado enviado logo pela manhã de quarta-feira, o Banco de Portugal reitera que “o processo de resolução do BES (a decisão de dividir o banco em dois) foi desencadeado sexta-feira, 1 de agosto, à tarde depois de se ter tornado evidente que era a única opção que permitia ultrapassar os efeitos altamente negativos da perda iminente pelo BES do estatuto de contraparte junto do BCE.” E acrescenta que “o processo de resolução foi concluído e anunciado no domingo 3 de agosto”.

Já Maria Luís Albuquerque garantiu, no Parlamento, que o Governo tomou conhecimento da medida de resolução a aplicar ao BES nessa mesma tarde de sexta-feira. A ministra garante que os contactos com a Direção-Geral da Concorrência foram iniciados a 2 de agosto, domingo, com uma responsável que esteve durante o fim de semana a acompanhar a situação. A notificação foi formalizada no dia seguinte, dia 3, segunda-feira.

A oposição falou no nome de Luís Marques Mendes em quatro ocasiões, contou o Observador, para ilustrar como estava “disseminada” a informação sobre o que iria acontecer. Nos seus comentários na SIC, o político, ex-líder do PSD, adiantou a forma como a intervenção iria ocorrer antes de esta ser anunciada pelo Banco de Portugal.

A 30 de julho, às 21h17 de Lisboa, o BES apresentou as contas do primeiro semestre, com prejuízos na ordem dos 3,58 mil milhões de euros, que obrigavam a um aumento de capital para cumprir os rácios mínimos de capital.

Dois dias depois, a 1 de agosto, pelas 15h52, as ações do banco foram suspensas de cotação na bolsa de Lisboa pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de quedas acentuadas em bolsa. Teria sido aí, disse sempre Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, que a solução para a instituição foi encontrada. Mas uma fonte da Comissão Europeia disse ao Diário Económico que a data de notificação do organismo europeu corresponde à data em que todos os documentos necessários foram entregues. Ou seja, a 30 de julho a Comissão Europeia já sabia explicitamente do que iria acontecer ao BES.