Eleições na Grécia

Le Pen deseja vitória do Syriza de Alexis Tsipras na Grécia

315

A líder da extrema-direita francesa fez uma declaração surpreendente: espera a vitória do partido da extrema-esquerda na Grécia.

Marine Le Pen é a líder da Frente Nacional

Franck Prevel

Os extremos, para Marine Le Pen, tocam-se. Ou pelo menos, à líder da extrema-direita francesa não desagrada a ideia de que o partido da extrema-esquerda grega, o Syriza, ganhe as eleições. A justificação? Apenas uma: o facto de serem ambos contra “o totalitarismo da União Europeia”.

Os gregos escolhem no fim de semana o próximo Governo e o Syriza, liderado por Alexis Tsipras lidera as sondagens. Comentando a possibilidade de Tsipras ser o próximo primeiro-ministro grego, Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, disse: “Espero a vitória do Syriza”.

Se dúvidas houvesse de que este verbo esperar era no sentido de querer, a líder da extrema-direita em França explicou que “há uma divisão na Europa” que passa por falar e nome do povo “contra o totalitarismo da União Europeia e dos seus cúmplices, os mercados financeiros”.

Marine Le Pen quis, no entanto, marcar a diferença para o programa do grego. Disse que não concordava com muitas propostas, como a política de imigração, mas garantiu que ficará feliz se o Syriza ganhar: “Isto não fz de mim uma militante da extrema esquerda! (…) Mas ficaremos contentes com a vitória dele”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Medicina

Mãe e avó

Pedro Vaz Patto

A respeitável intenção de ter um filho não pode levar a fazer deste um objeto de um desejo ou de um direito, a satisfazer esquecendo ou ultrapassado o seu supremo bem.

Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site