Kim Jong-Un vai sair pela primeira vez da Coreia do Norte, desde 2011. Para ir aonde? À Rússia, visitar Vladimir Putin. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Kim Yong Un aceitou ir, em maio, visitar a Rússia, para as comemorações do 70º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial.

O convite endereçado pelo Kremlin já tinha sido enviado há algum tempo. E, no início deste mês, já tinham surgido vários rumores que a primeira visita oficial de Kim Jong-Un podia ser à Rússia.

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros, confirmou aos jornalistas, no dia 21 de janeiro, que o líder da Coreia do Norte tinha sido convidado para a cerimónia que vai marcar a data de 9 de maio, o 70º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial, lembra a BBC.

A Yonhap questionou o Kremlin por escrito sobre a presença de Kim Jong-Un naquele evento, mas a resposta fugiu à questão. “A lista de convidados ainda não está fechada, sendo que ainda estamos no processo de confirmar a presença daqueles que foram convidados”, respondeu o Kremlin. Esta resposta foi interpretada como um “sim” por várias entidades sul-coreanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Membros do governo sul-coreano ficaram muito surpresos com a revelação do Kremlin, mas ainda ainda estão cautelosos concluir que o líder norte-coreano vai mesmo aparecer na cerimónia, conta a Yonhap.

Ainda não foi descartada a possibilidade que a Coreia do Norte enviar Kim Yong-nam, presidente do Assembleia das Pessoas da Coreia do Norte (o equivalente à presidência do parlamento português), para a Rússia.

Se se vier a confirmar esta notícia, é a primeira vez que Kim Jong-Un sai do seu país desde 2011.