O Governo grego já calculou quanto considera que a Alemanha deve à Grécia em indemnizações de guerra e o valor é muito superior aos valores que têm sido usados publicamente: 278,6 mil milhões de euros, disse esta segunda-feira ao Parlamento grego o ministro-adjunto das Finanças, Dimitris Mardas.

O valor foi calculado pela direção geral responsável pelas contas públicas gregas, a partir de material de arquivo, explicou o governante no Parlamento ateniense.

Destes 278,6 mil milhões, 10,3 mil milhões de euros dizem respeito a empréstimos forçados do Banco central da Grécia ao banco central alemão (uma prática comum durante a ocupação nazi), que ainda tem esses empréstimos registados no seu balanço.

O anterior Governo, liderado pela Nova Democracia, terá pedido um relatório, que nunca foi dado a conhecer, com uma análise de quanto deveria a Alemanha à Grécia. Desse relatório, segundo a imprensa grega, terá saído um valor que rondava os 160 mil milhões de euros, ainda longe dos quase 280 mil milhões agora reclamados.

As reparações de guerra não são um assunto exclusivo da Grécia, também são pedidos por outros países. Nos últimos dez anos houve vários casos julgados pelo Tribunal Internacional de Justiça, movidos pela Alemanha contra a Itália, com a participação também da Grécia, que têm como origem decisões da justiça italiana e grega de condenar a Alemanha a pagar reparações, para além de reclamações de outras nações, entre elas a Polónia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR