António Sampaio da Nóvoa vai na segunda-feira discursar no Teatro Rivoli, no Porto, onde apresentará a sua carta de princípios. E quem vai lá estar a apoiar o candidato às próximas eleições presidenciais? O ex-Presidente da República que faltava. António Ramalho Eanes confirmou ao semanário Sol que, pelo “espírito de missão” e a “dedicação ao bem comum”, apoiará o antigo reitor da Universidade de Lisboa no sufrágio que se realizará no início de 2016.

Ramalho Eanes é deste modo o terceiro ex-Chefe de Estado, depois de Mário Soares e de Jorge Sampaio, a manifestar publicamente o apoio à candidatura. “A Pátria e os grandes valores nacionais: a sua história, a sua cultura e a sua ética (de inspiração cristã)” foram os motivos apontados pelo general para apoiar Sampaio da Nóvoa.

Eanes, que exerceu o cargo de Presidente entre 1976 e 1986, escreve o mesmo jornal, já se tinha disponibilizado para estar presente na cerimónia de apresentação da candidatura de Sampaio da Nóvoa — que decorreu no Teatro da Trindade, em Lisboa, a 29 de abril. Mas a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa preferiu contar com Ramalho Eanes apenas no Porto. Onde, aliás, poderá surgir outro candidato presidencial: Rui Rio, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto.

Na Invicta, o candidato apresentará a carta de princípios, documento no qual vão constar os compromissos com os portugueses e o que pretende cumprir durante o mandato, caso seja eleito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR