Pelo menos 13 pessoas morreram, 12 desapareceram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um tornado que varreu a cidade de Acuña, no México, junto à fronteira com Del Rio, no estado norte-americano do Texas. O cenário, segundo relata a imprensa norte-americana é de casas destruídas, carros a serem atirados para longe e arrancou inclusive um bebé dos braços da mãe com a força do vento.

O tornado terá começado logo ao início do dia, na hora de ponta da manhã e, de acordo com o secretário do interior do estado mexicano da Coahuila, Victor Zamora, atingiu uma área de cerca de sete quarteirões, deixando um bairro da cidade de Acuña “totalmente devastado”. De acordo com a BBC, uma criança foi mesmo arrancada do assento do carro onde estava com a mãe e permanece desaparecida.

Os números confirmados até à data apontam para 13 mortos, 12 pessoas desaparecidas e pelo menos 230 feridos. O presidente da agência nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, confirmou os números à imprensa, acrescentando que estavam a ser organizados abrigos para tratar da população afectada. Entretanto, ao longo do dia, foram iniciadas as operações de busca nos escombros de mais de 750 propriedades, na tentativa de encontrar mais vítimas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em todo o caso, o presidente da câmara de Acuña, Evaristo Lenin Perez, afirma que “a maior parte das vítimas são pessoas que estavam na rua, e não nas suas casas”. Fotos do bairro mexicano afectado pelo tornado mostram carros capotados, a chocarem contra edifícios, um autocarro que capotou e ficou estendido no meio da via, e dezenas casas destruídas.