O enólogo Edgar Rocha e o engenheiro químico Miguel Guedes usaram a experiência em destilados que adquiriram noutras empresas e criaram o gin Cobalto – 17 Douro, o primeiro produto da Cobalto Douro Lda.

“É completamente diferente de outros tipos de gin. Todos têm uma base de zimbro, o nosso também, mas depois, no fim de boca e de aroma, são completamente diferentes”, explicou à agência Lusa Edgar Rocha. O aroma frutado fica a dever-se ao uso de duas frutas, a pera e a uva da casta Tinta Amarela, a frescura à hortelã-pimenta e à lúcia-lima, e “o sabor na boca ao cardamomo”, acrescentou.

Segundo Edgar Rocha, a ideia era lançar um outro produto para a época de natal, mas começam a sentir-se as limitações de tempo, “porque o gin está a ser aprovado por muita gente e já há alguns distribuidores estrangeiros interessados”.

Apesar de o lançamento ser hoje, quarta-feira, nos últimos tempos os dois sócios deram amostras do novo gin a provar a pessoas que trabalham com esta bebida. “Já temos duas encomendas feitas de cerca de 1.800 garrafas para Portugal e mais para o exterior, em princípio para a Alemanha, a Letónia e a Lituânia”, contou.

Edgar Rocha prevê que, em julho, possam ser produzidas entre cinco a seis mil garrafas de gin Cobalto – 17 Douro só para Portugal. Além de Edgar Rocha e Miguel Guedes, a empresa Cobalto Douro Lda. tem mais dois trabalhadores. “É tudo feito pelo método tradicional, até o engarrafamento e rotulagem são manuais”, contou.

O enólogo explicou que o gin tónico é uma bebida que “está na moda em Portugal e na Espanha e entrou também já na Grécia e em Itália”. “Queremos muito chegar aos países do centro e do leste da Europa, porque é um mercado que estabiliza durante muito tempo”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR