A economia da zona euro cresceu 0,3% no segundo trimestre do ano, em comparação com o primeiro trimestre deste ano, menos uma décima que o verificado nos primeiros três meses do ano. A economia alemã cresceu mais uma décima, 0,4%, tal como Portugal. A economia espanhola cresceu 1%, o melhor registo entre as maiores economias, enquanto a França estagnou. A Grécia surpreende com crescimento de 0,8%.

De acordo com o gabinete de estatísticas das comunidades europeias, o Eurostat, a economia tanto da zona euro, como da União Europeia, estarão a estabilizar. O crescimento da zona euro até foi inferior em cadeia (face ao trimestre imediatamente anterior), mas em comparação com o mesmo trimestre do ano passado foi superior em duas décimas, crescendo agora 1,2%.

Na Europa a 28, o crescimento face ao primeiro trimestre é o mesmo, 0,4%, mas é superior em uma décima ao verificado há um ano, atingindo agora os 1,6%.

Os números hoje divulgados pelo Eurostat só contemplam dados para 22 países (de fora ficam a Dinamarca, Irlanda, Croácia, Luxemburgo, Malta e Eslovénia), mas permitem ver que a economia alemã continua e crescimento superior, ainda que por pouco, à média da zona euro, ao mesmo ritmo que Portugal, quando a comparação é feita com o primeiro trimestre. Face ao mesmo trimestre do ano anterior, a economia alemã cresceu 1,6%, mais uma décima que Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Destaque ainda para a economia espanhola, que tem vindo a acelerar consecutivamente e já cresce 1% trimestre a trimestre. Em termos homólogos, a economia espanhola superou já a barreira dos 3%, neste caso com um crescimento de 3,1%.

Em França, a segunda maior economia da zona euro, as notícias são negativas. Depois de ter crescido 0,7% no primeiro trimestre do ano, a economia estagnou. Ainda assim, a economia francesa mantém um crescimento de 1% face ao mesmo trimestre do ano passado.

Noutro campeonato, a Grécia apresenta uma surpresa. Depois de uma contração de 0,2% nos últimos três meses de 2014 e de estagnar nos primeiros três meses deste ano, a economia grega cresceu 0,8%. Quando comparado com o mesmo trimestre de 2014, a economia grega terá crescido 1,4%.