Mãos na uva, pés no mosto. Se em tempos as vindimas foram única e exclusivamente trabalho de gentes da terra, atualmente a exigente tarefa de apanhar a uva (e, num sentido mais lato, de trabalhá-la) é considerado um pequeno luxo para quem vê no vinho uma arte e quer ir além das tradicionais provas, onde cheiro, cor e estrutura são analisadas a mando do gosto pessoal. Por todo o país, mas com maior incidência no Douro, existem quintas que promovem programas de enoturismo apostados nas vindimas, a época mais gratificante do ano vinícola. O convite passa por perceber o trabalho que é feito nos bastidores da produção de um vinho para, no final, o beber melhor. Assim, fique a par das seis propostas que reunimos para si e que decorrem no final de agosto e durante o mês de setembro.

1. Quinta de La Rosa

Na propriedade que se estende por 55 hectares ao longo da encosta direita do rio Douro há um programa de vindimas com a duração de sete horas, que arranca ao início da tarde e se prolonga pela noite dentro. A primeira etapa é precisamente o corte da uva, cujo jeito se vai ganhando a cada cacho removido (aconselha-se o uso do chapéu quando estiver em plenos socalcos durienses). Segue-se uma visita à adega e ao armazém, a qual culmina com uma prova de seis vinhos, três de consumo e três do Porto. O jantar é servido pelas 19h30 num dos terraços com vista para o rio e a lagarada, essa, acontece já o sol se pôs e o relógio marca as 21h00. Agora sim, é tempo de arregaçar as calças e colocar os pés no mosto frio e escorregadio q.b. — o ideal será apoiar-se nos seus colegas de equipa para que não haja qualquer descuido. E, no final, existe a possibilidade de ficar hospedado na quinta, que dispõe de 10 quartos e quatro suítes, todos com acesso à piscina (vale a pena o desvio).

2 fotos

50 euros por pessoa, com possibilidade de adquirir as atividades de forma avulsa (ao valor indicado acrescem 100 euros em caso de estadia). O programa decorre durante o mês de setembro, mediante reserva (tel.: 25 473 2254) e para um grupo mínimo de seis pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Real Companhia Velha

Na Real Companhia Velha o regresso à terra também se faz por esta altura, com um programa que, à semelhança do primeiro, promete ser preenchido e inclui duas propriedades. Na Quinta das Carvalhas é feita a apanha da uva que, por ali e por tradição, é manual e raramente realizada por homens — não há, no entanto, restrições de sexo no que aos turistas diz respeito. Recolhidos os cachos sob um sol quente de verão, e esgotadas as primeiras energias do dia, é tempo de provar a feijoada à transmontana, regada com uma trilogia de néctares da casa (branco, tinto e Porto). Já na Quinta do Casal da Granja todo o enófilo poderá participar na mesa de escolha e na lagarada. Se a primeira consiste na seleção das uvas e na remoção de cachos menos bons e suas folhas, a segunda envolve cantorias entoadas ao som de brindes constantes, além de uma pisa da uva nos tradicionais lagares de granito. A euforia prolonga-se ainda numa prova de vinhos comentada, a ter lugar na loja de vinhos da Quinta das Carvalhas.

2 fotos

85 euros por pessoa, para grupos de 6 a 18 pessoas; marcação obrigatória (tel.: 22 377 51 00). Todas as visitas são acompanhadas por um técnico da Real Companhia Velha.

3. Quinta do Pôpa

Já antes falámos sobre a quinta gerida por Stéphane e Vanessa Ferreira, uma propriedade que leva no nome a alcunha do avô dos dois irmãos — um homem que nasceu entre vinhas que não lhe pertenciam e que cresceu a sonhar ter um “pedacinho do Douro”. E é neste pedaço que com o tempo perdeu o “inho” que se realizam vindimas num regime de exclusividade. A ideia é juntar um grupo de 12 a 25 pessoas, escolher uma data e arregaçar as mangas — a pequenada também está convidada. A quinta abre as portas a todo o curioso que queira estar por dentro do processo de vinificação, da uva que cresce nos socalcos na encosta da melhor estrada do mundo, a N222, ao copo meio cheio (ou meio vazio, se preferir) aquando das provas incluídas no programa. Ao corte da uva e respetiva pisa no lagar, acrescentam-se ainda visitas à adega, cave e garrafeira, além do almoço num jardim sobre o rio Douro, onde não vão faltar propostas tradicionais portuguesas: sopa de cebola, pezinhos de coentrada, rojões, bacalhau com grão e pratos de bacalhau e carne. O vinho, como seria de esperar, está presente em todo o processo.

5 fotos

60 euros por pessoa; marcação obrigatória, com uma antecedência mínima de 15 dias (tel.: 92 438 2643).

4. Herdade do Esporão

Do Douro seguimos para o Alentejo, começando pelo Esporão — esse nome que num ápice faz lembrar néctares como Monte Velho e Esporão Reserva. A herdade que já leva 40 anos de existência ficou entre as 100 melhores adegas do mundo, segundo a Wine & Spirits, em 2014. E se há pouco tempo abriu as portas para entreter os amantes de vinho durante 24 horas, agora convida-os a participar nas vindimas, tidas como um “acontecimento cultural que se mantém até aos dias hoje” e que continua a reunir tradições e saberes populares. Tudo começa com um passeio pelas vinhas e consequente participação nas vindimas — não tenha problemas em sujar-se e fique atento às explicações de quem sabe, até porque vale a pena conhecer que castas vai roubando às plantas à medida que corta os cachos. Não muito tempo depois, faz-se uma viagem até 12 metros de profundidade para conhecer as caves e a adega. Para o fim fica o almoço ao comando do chef Pedro Pena Bastos, que inclui bochecha de porco preto em folha de videira, pastinaca e borras de alicante bouschet, com os devidos vinhos a acompanhar.

3 fotos

85 euros por pessoa (65 euros sem harmonização de vinhos no menu de almoço), mediante marcação com 48 horas de antecedência.

5. Herdade das Servas

Por aqui há lagares de mármore e não de granito, não estivesse a herdade da família Serrano Mira — uma das mais antigas na produção de vinho no Alentejo — situada em Estremoz. Mas as diferenças, tendo em conta os restantes programas, não se ficam por aqui: uma vez que na vinha as temperaturas são elevadas e estão algo longe da propriedade central (a herdade tem um património vitivinícola de 300 hectares), não há apanha da uva, pelo menos não diretamente do cacho. O trabalho de recolha começa na mesa de escolha, onde são selecionadas as melhores uvas. E, ainda antes de se aconchegar o estômago com um almoço de encher as medidas, há a tão popular pisa que, com os novos tempos e as novas tecnologias, tem perdido protagonismo. A proposta na Herdade das Servas não fica completa sem antes ser oferecida uma t-shirt da vindima (um souvenir para, mais tarde, provocar saudade), bem como um diploma de participação e uma garrafa em sinal de agradecimento.

4 fotos

50 euros por pessoa (25 euros sem almoço), mediante marcação (tel.: 29 632 2949).

6. L’And Vineyards

O luxuoso L’And Vineyards, construído na pacatez de Montemor-o-Novo, é conversa recorrente quando em debate está a cozinha do chef Miguel Laffan, um dos rostos mais associados ao projeto. Comida à parte, este é um wine resort, pelo que o vinho também faz parte da sua identidade. Como se o nome não fosse suficiente para o provar, a unidade tem uma vinha com castas típicas alentejanas cultivadas com métodos naturais, além de uma pequena adega integrada no edifício principal, mesmo a jeito de ser descoberta pelos hóspedes. Assim não é de estranhar que o L’And aposte num programa de vindimas diurnas e noturnas — sim, noturnas, daquelas que incluem pequenas lanternas para todo o enófilo transportar à cabeça, como se de um mineiro se tratasse. A aventura não fica completa sem duas noites de estadia e um jantar que se distribui por sete pratos. É, pois, a melhor maneira de vindimar, beber e dormir à luz das estrelas (o teto dos quartos pode ser recolhido se o cliente assim o desejar).

A partir de 650 euros para duas pessoas em suite (obrigatoriedade de duas noites), valor que inclui um jantar de degustação, um pack de duas garrafas L’And Reserva 2011 personalizadas e ainda degustação de vinho L’And. O programa decorre durante o mês de setembro.