Em causa estão ótimas performances prestadas em prova, mas também uma qualidade consistente. Falamos das melhores adegas do mundo, segundo a iniciativa anual Top 100 Wineries of The Year promovida pela prestigiada revista norte-americana Wine&Spirits. Este ano, na lista que contempla um total de 100 nomes, contam-se cinco casas portuguesas: Herdade do Esporão, Quinta do Noval, Taylor FladgateQuinta da Romaneira e Álvaro Castro.

A Herdade do Esporão, na região do Alentejo, leva mais de 40 anos de existência — o Esporão, enquanto empresa, foi fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira. Responsável por vinhos como Esporão Reserva e Monte Velho, na continuidade do projeto está a Quinta dos Murças, propriedade situada no Douro e que dá origem a néctares de terroir. Já os vinhos de Álvaro Castro, da Quinta da Pellada, surgem a representar o Dão.

No norte do país está a Quinta do Noval (cujo nome apareceu pela primeira vez em registos datados de 1715), uma casa histórica com uma aposta forte no vinho do Porto. Também a Taylor Fladgate, fundada há cerca de três séculos, como a Quinta da Romaneira gozam de prestígio na região do Douro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A seleção das adegas ficou a cargo de um painel de críticos e especialistas associados à respetiva publicação e implicou a prova de mais de 12.500 referências vinícolas, realizadas desde o início do ano.

Os vencedores da 11.ª edição da iniciativa vinícola vão ser oficialmente apresentados a 21 de outubro, na cidade norte-americana de São Francisco. A lista completa pode ser consultada aqui.