O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, desloca-se a Lisboa a 9 de março para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje o porta-voz do executivo comunitário.

No quadro da deslocação a Lisboa, Juncker tem também previsto um encontro bilateral com o primeiro-ministro, António Costa, acrescentou Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

“A 09 de março, o presidente Juncker viaja para Portugal, para Lisboa, a convite do Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, para participar na cerimónia de tomada de posse, em Lisboa. No contexto desta visita, o presidente irá também encontrar-se bilateralmente com o primeiro-ministro António Costa”, anunciou.

Na sequência da eleição de Marcelo Rebelo de Sousa, a 24 de janeiro, Juncker enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente da República eleito, tendo então manifestado “o seu desejo de o ver novamente” em breve, após o encontro entre ambos a 19 de novembro, por ocasião de uma deslocação a Bruxelas do então candidato presidencial.

Marcelo Rebelo de Sousa, ex-líder do PSD e comentador político, venceu as eleições de 24 de janeiro com 52% dos votos, tornando-se o quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Relativamente à reunião bilateral com o primeiro-ministro, será a segunda no espaço de três semanas, depois de Jean-Claude Juncker ter recebido António Costa a 18 de fevereiro passado, antes de um Conselho Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR