O PSD considera que condenar na Assembleia da República a sentença do tribunal angolano que atribuiu penas de prisão entre dois a cinco anos de prisão aos ativistas que ficaram conhecidos como o grupo 15+2, integrado pelo luso-angolano Luaty Beirão, é “uma ingerência” na justiça angolana. Votos de condenação apresentados pelo Bloco de Esquerda e pelo PS vão ser votados esta tarde.

Por isso, o líder da bancada parlamento do PSD, Luís Montenegro, anunciou esta quinta-feira que o partido vai votar contra os votos de condenação apresentados pelo Bloco de Esquerda e pelo PS, afirmando que não parece a este partido que “seja útil ao país instrumentalizar o Parlamento para entrar em considerações com um processo que está em curso”, segundo refere o Diário de Notícias.

“Decidimos, com todas as opiniões a irem nesse sentido, votar logo à tarde contra os dois votos de condenação que o PS e o BE apresentaram relativamente a uma condenação de cidadãos angolanos, dos quais um é luso-angolano”, declarou Luís Montenegro aos jornalistas, no final da reunião da bancada do PSD, no parlamento.

Segundo Luís Montenegro, no entender do PSD, os dois documentos que vão hoje a votos “fazem uma intromissão, uma ingerência numa decisão, concorde-se ou não se concorde com ela, de um órgão de soberania angolano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR