O Fisco já devolveu quase 250 milhões de euros relativos a 266,5 mil declarações de IRS das quase 3,7 milhões entregues até ao final de abril. O reembolso médio é, nesta altura, de 934 euros, diz o Ministério das Finanças, que admite alguns problemas, que garantes estarem a ser resolvidos rapidamente.

Só na primeira fase da entrega da declaração anual do imposto, o fisco recebeu quase 3,7 milhões declarações de IRS, com quase 88% a serem entregues pela Internet e apenas 4% dos contribuintes casados ou em união de facto a optarem pela tributação separada.

Nas contas das Finanças, que anunciaram as contas em comunicado enviado esta manhã às redações, o Fisco já processou 266.533 reembolsos, transferindo para os contribuintes 249,7 milhões de euros. Em média, os contribuintes estão a receber mais de 900 euros de reembolso.

Depois das notícias de erros no sistema, o Ministério das Finanças admite que têm existido algumas falhas no sistema informático devido à “complexidade das soluções introduzidas este ano com a reforma do imposto”, mas garante que esses problemas estão a ser corrigidos rapidamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR