Um turista alemão morreu esta quarta-feira depois de ter caído de um precipício no Machu Picchu, no Peru, enquanto tentava tirar uma fotografia fora do cordão de segurança. De acordo com a agência de notícias Efe, que cita fontes oficiais, o acidente aconteceu pelas 16h45 (hora de Lisboa) numa das colinas que cercam a antiga cidade inca e às quais os turistas têm acesso.

O homem, que foi identificado como sendo Oliver Pats, de 51 anos, caiu para uma zona rochosa e coberta de vegetação. Um guarda que se encontrava no local, a poucos metros do sítio onde aconteceu o acidente, alertou as autoridades e uma equipa de resgate foi enviada para o local.

Esta não é a primeira vez que uma fotografia causa a morte de um turista. Um dos casos mais recentes aconteceu em setembro do ano passado, quando um turista japonês morreu depois de cair das escadas do Taj Mahal, na Índia. A queda ocorreu depois de o japonês tentar tirar uma selfie.

A Índia é, aliás, o país onde morreram mais pessoas devido às selfie. Um estudo realizado pela Priceonomics, uma empresa que estuda e compila informações e dados estatísticos, refere que, entre 2014 e 2015, morreram 19 pessoas no país do Taj Mahal. A seguir à Índia, é a Rússia o país com o maior número de mortes confirmadas (sete). Segundo o mesmo estudo, são os homens as principais vítimas das selfies. A maioria das mortes ocorre depois de as vítimas, geralmente jovens, caírem de grandes alturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR