Antigamente as coisas eram diferentes. Encontrar uma escola mista podia ser tarefa árdua. Os carros ainda não dominavam as estradas. E os edifícios eram mais simples, menos altos. Outras coisas, no entanto, não mudaram neste último século: Portugal continua a ser terra de encantos, de tradições, praias convidativas e montanhas verdes, de vez em quando (muito de vez em quando) pontilhadas de neve.

Mas as coisas de antigamente têm outro sabor, deixam-nos outra nostalgia. É por isso vale a pena percorrer milhares e milhares de quilómetros de Norte a Sul do país para conhecer o mundo que deu outros mundos ao mundo de uma nova (antiga) perspetiva. Passeámos por todos os 308 municípios do país – leu bem, por todos eles – e recolhemos os postais que eram enviados para as colónias, nomeadamente para Angola e Moçambique, durante a guerra colonial.

Estas imagens foram recolhidas na página de Facebook “Portugal em Postais“. Por lá vai poder encontrar ainda mais fotografias do país de antigamente. Faça as malas. Há uma fotogaleria com 308 imagens à sua espera ali em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR