A presidente do CDS-PP anunciou um pedido na comissão permanente do Parlamento para esclarecimentos do Governo sobre as viagens de membros do executivo pagas pela Galp, acusando o primeiro-ministro socialista de se esconder.

“O CDS pensa que a atitude do primeiro-ministro, até agora, é inadmissível. Não se pode esconder, não dizendo nada, o que significa que se tornou conivente com esta situação. Ficámos a saber que o primeiro-ministro acha que tudo se resolve devolvendo o dinheiro”, afirmou Assunção Cristas, nos passos perdidos da Assembleia da República.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que lidera o elenco socialista nas férias do primeiro-ministro, considerou quinta-feira que o caso “fica encerrado” com o reembolso das despesas efetuadas àquele patrocinador oficial da seleção e anunciou que o Conselho de Ministros aprovará este verão um código de conduta para membros do executivo e altos dirigentes públicos sob a tutela.

Os secretários de Estado em causa são dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, que assistiram a jogos da seleção portuguesa de futebol no Europeu França2016 a convite da empresa energética portuguesa.

Considerando que aqueles governantes “têm todas as condições” para permanecer nos cargos, Augusto Santos Silva disse ter-se tratado de “uma iniciativa de mobilização de apoio público à seleção nacional de futebol no europeu de 2016”, “que não é primeira vez que se sucede”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR