A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) vai lançar uma campanha de sensibilização para a violência doméstica contra os homens em Portugal.
Alunos do curso de Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa juntaram-se à APAV para desenvolver a campanha, que só estará disponível em formato digital.
A imagem que representa a campanha mostra uma ressonância magnética do cérebro humano. No crânio vê-se uma área a vermelho. Essa área iluminada representa a área do cérebro que é responsável pelo sentimento de vergonha.
Esta iniciativa da APAV foca o facto de a vergonha ser uma “emoção comum nas vítimas, e que tal como a violência doméstica permanece, muitas vezes, invisível”, informa o comunicado da associação.
Como informa o comunicado, entre 2013 e 2015 a APAV registou um total de “1.240 homens adultos vítimas de violência doméstica, tendo-se verificado um aumento de 14,4% entre 2013 e 2015”.
Agressões físicas e psicológicas
A APAV divulgou também os dados sobre a violência doméstica contra homens de 2013 a 2015.
Para a associação, os homens vítimas de violência doméstica são alvo de comportamentos de “controlo, agressões físicas e psicológicas”. “O medo e a vergonha surgem como a principal barreira ao primeiro pedido de ajuda. O receio do descrédito e da humilhação, que pode, muitas vezes, surgir de familiares, amigos e até mesmo instituições policiais e judiciárias, impede a decisão da denúncia da vitimação” informa ainda o comunicado.