Fernando Medina

Reis de Espanha recebem Chave da Cidade de Lisboa das mãos de Fernando Medina

Os reis de Espanha receberam das mãos do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a Chave da Cidade, numa cerimónia nos Paços do Concelho.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Os reis de Espanha receberam esta terça-feira das mãos do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a Chave da Cidade, numa cerimónia nos Paços do Concelho que começou com mais de meia hora de atraso sobre o horário previsto. Durante a visita de Estado de três dias de Felipe VI e Letizia a Portugal, que termina quarta-feira, o primeiro ponto em Lisboa foi uma cerimónia de boas-vindas nos Paços de Concelho, que começou pouco depois das 16:30 – com cerca meia hora de atraso -, tendo durado cerca de 45 minutos.

Os reis, que passaram a manhã no Porto, receberam a Chave da Cidade de Lisboa das mãos de Fernando Medina, tendo Felipe VI assinado o Livro de Honra durante a cerimónia, que terminou com os fados “Foi Deus” e “Barco Negro” cantados ao vivo por Cuca Roseta.

Centenas de populares aguardaram na Praça do Município para ver os reis de Espanha – bem como várias pessoas nas janelas e varandas dos edifícios circundantes – que à chegada ouviram, ao lado do presidente da câmara lisboeta, os hinos de Espanha e de Portugal, tendo de seguida o rei e o autarca passado revista à guarda de honra, composta pelo Batalhão da Unidade de Intervenção da GNR com Estandarte Nacional e Banda da GNR.

Depois de cumprimentar a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, e os vereadores do município no átrio da câmara, os reis subiram a escadaria para a cerimónia que prosseguiu no salão nobre perante os convidados, entre os quais elementos do corpo diplomático, deputados da Assembleia da República e da Assembleia Municipal, diretores municipais, presidentes das juntas de freguesia, empresários e o núncio apostólico.

Entre os discursos do rei e de Medina, os alunos da escola básico Adriano Correia de Oliveira e do Instituto Espanhol ofereceram quadros, enquanto o município escolheu como presente uma réplica em bronze da estátua de D. José I, original que se encontra na Praça do Comércio.

Felipe VI e Letizia participam esta terça-feira à noite num jantar oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa.

A visita de Estado dos reis de Espanha termina na quarta-feira com um discurso de Felipe VI na Assembleia da República, um encontro com a comunidade espanhola na residência oficial do embaixador em Lisboa e uma visita à Fundação Champalimaud, que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site