Em águas profundas, ao largo das costas da Califórnia e do Havai, um “tubarão mistério” deu a conhecer o seu habitat natural e foi filmado pela primeira vez por cientistas. A National Geographic conta que o tubarão foi descoberto, inesperadamente, por uma equipa do Centro de Pesquisa do Aquário de Monterey Bay, na Califórnia, quando fazia filmagens a cerca de 2.000 metros de profundidade.

Esta criatura, cujo nome verdadeiro é Hydrolagus trolli, é também conhecida como quimera azul de nariz pontiagudo e pertence à família dos tubarões e das raias. No entanto, possui diversas particularidades: tem placas dentárias em vez de dentes, o seu órgão sexual situa-se na cabeça e é retrátil (retrai-se) e a sua aparência faz lembrar uma boneca de pano costurada.

Dave Erbert, diretor do programa do Centro de Pesquisa de Tubarões nos Laboratórios de Moss Landing Marine, afirma que esta descoberta foi feita ao acaso.

“Este vídeo foi feito por geólogos e, habitualmente, esta área não é alvo de investigação, por isso foi mesmo uma questão de sorte”, diz Erbert à National Geographic.

Apesar das imagens terem sido capturadas em 2009, o grupo de pesquisa e investigação demorou vários anos até comprovar a identidade desta espécie, pela razão de se saber muito pouco acerca dela. Os cientistas revelam que o habitat natural destas criaturas é perto da Austrália e Nova Zelândia e que foi a primeira vez que foram vistos no Hemisfério Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR