785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vêm aí os liberais. Não são papões e querem criar um partido

Este artigo tem mais de 5 anos

Em setembro foi criada a associação Iniciativa Liberal e o objetivo é, caso haja condições, formar um partido. Ideologicamente, ficará "à direita de Costa e à esquerda de Passos", diz Adelino Maltez.

Em outubro, a associação organizou uma conferência com o presidente do ALDE, Hans Van Baale
i

Em outubro, a associação organizou uma conferência com o presidente do ALDE, Hans Van Baale

Em outubro, a associação organizou uma conferência com o presidente do ALDE, Hans Van Baale

É uma associação, mas ainda não é um partido. Tem membros, mas ainda não tem militantes. Tem uma visão de sociedade, mas ainda não tem um manifesto final. Um grupo de liberais — sem medo de serem acusados de “papões neoliberais” — criaram em setembro a Associação Iniciativa Liberal. O objetivo final é criar um partido liberal em Portugal, ao estilo do Ciudadanos (Espanha) ou dos Lib Dems (Reino Unido). Já começou a recolha de assinaturas para a constituição de um partido que, no espectro político, estará situado ao centro (entre o PSD e PS).

Um dos co-fundadores da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, explica ao Observador que ser um partido “depende da vontade das pessoas”, definindo atualmente o movimento como “uma startup política.” O grupo de liberais, alguns militantes da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE), lançou a associação por acreditar que “a oferta política em Portugal ainda não está preenchida ao centro” e que “o facto de existirem tantos votos brancos e nulos, demonstra que os eleitores não se reveem na atual oferta política”. O grupo começou, precisamente, por trabalhar num manifesto que tem por base o Manifesto Liberal de Oxford (1947).

A supressão da liberdade económica conduz ao inevitável desaparecimento da liberdade política. Opomo-nos a tal supressão, quer esta se deva à estatização da propriedade ou a monopólios, cartéis ou trusts privados. Apenas admitimos o controlo do Estado sobre as tarefas que excedam o âmbito da iniciativa privada ou nas áreas em que a concorrência já não funcione“, pode ler-se num dos pontos essenciais do manifesto de Oxford.

Rodrigo Saraiva explica que os fundadores do movimento não acreditam num “sistema top down” (imposto de cima para baixo) e por isso decidiram fazer o Manifesto Liberal Portugal 2016 numa lógica “colaborativa”. E acrescenta: “Qualquer movimento tem de ter a sua Bíblia.” Durante meses, as pessoas puderam entrar numa “plataforma online e propor alterações ao manifesto, mas respeitando a base do de Oxford“. De acordo com dados cedidos ao Observador, o manifesto recebeu mais de três mil contributos e validou 150 participações que agora serão selecionadas e compiladas num documento final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

símbolo iniciativa liberal

Símbolo da Iniciativa Liberal

A nível de ideologia, o co-fundador da associação explica que os promotores querem “um Portugal ainda mais liberal”, pois acreditam que “Portugal já é liberal”. Essa visão liberal da sociedade está, acreditam, desenvolvida “em termos sociais” em Portugal, mas “na questão económica e de organização do Estado ainda há muito a fazer.”

Após a fase do manifesto, o movimento quer avançar para uma “vertente programática”, para a qual vão contribuir iniciativas e debates. Aliás, a 7 de outubro, a associação organizou uma conferência com o presidente do ALDE, Hans Van Baalen, na World Academy, em Carnaxide.

Membros da Iniciativa liberal participaram também de 1 a 3 de dezembro de 2016 no Congresso do ALDE, em Varsóvia, e mantêm contactos com os vários partidos liberais da Europa que serão, desejavelmente, os seus futuros homólogos.

Quem são os liberais portugueses?

O grupo fundador do movimento conta com nomes como Alexandre Krauss, conselheiro político do ALDE desde janeiro de 2015, Rodrigo Saraiva, e aquele que é o “CEO” da associação, Bruno Horta Soares. Em vez de um presidente, o grupo optou por ter um CEO.

Bruno Horta Soares é professor universitário na Católica-Lisbon School of Business and Economics e na Porto Business School. É também fundador do GOVaaS – Governance Advisors, as-a-Service, um projeto que tem como missão “apoiar os decisores e gestores das organizações, independentemente da sua dimensão ou complexidade, na adoção das melhores práticas de governance.”

Consultor de comunicação, Rodrigo Saraiva chegou a integrar a lista do Movimento do Partido da Terra nas Legislativas de 2015, que tinha como cabeça-de-lista Manuel Ramos e como mandatário o antigo presidente da câmara municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues. A política não é um terreno novo para Rodrigo Saraiva que teve ligações ao PSD, tendo sido secretário-geral da JSD e vereador da câmara de Lisboa no tempo de Carmona, onde ficou com os pelouros de Serviços Gerais e da Juventude”.

Além dos fundadores, no site do movimento constam mais de 40 pessoas como “pioneiras” do grupo e que incluem nomes como o professor universitário e politólogo José Adelino Maltez. Tal como Rodrigo Saraiva, José Adelino Maltez é militante do ALDE (um partido europeu que permite a militância sem a necessidade de ser previamente militante de um partido a nível nacional).

José Adelino Maltez começa por explicar que tem “muito desgosto” por não ter em Portugal um partido “semelhante ao ALDE” que siga o “manifesto de Oxford”. O professor universitário explica que em Portugal “quem usa a palavra liberal são os inimigos do liberalismo”, que “metem um sufixo” na palavra: neo-liberais.

O apoiante da Iniciativa Liberal explica que “Portugal tem muitos liberais políticos, nomeadamente no PS e no PSD, que são bons representantes do liberalismo político”, mas não há partidos que consigam “conciliar liberalismo político, económico e social.” Adelino Maltez recorda que, em Espanha, “surgiu o Ciudadanos, que conseguiu uma vice-presidência do ALDE”. Em Portugal é difícil repetir a experiência.

Qualquer movimento político, se quiser ter força, tem de ser partido. Em Portugal é muito difícil. É preciso surgir um partido à esquerda do PPE e do PSD, mas à direita do PS”, avança Adelino Maltez.

O politólogo diz que nem sabe “dizer se o mais liberal é Passos, se é Costa, que é herdeiro do partido com mais liberais políticos”. Quanto ao partido que poderá surgir da Iniciativa Liberal, Adelino Maltez explica que seria “claramente à direita de Costa e à esquerda de Passos Coelho”.

Se esse partido surgir, Adelino Maltez garante que será apoiante e até militante. Para isso, a força política só tem de corresponder ao manifesto de Oxford. Quanto ao processo de formação do partido, deixa-o para os mais novos, como Rodrigo Saraiva.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos