A notícia foi avançada em comunicado pela Cofina Media. O jornalista Rui Hortelão deixou a direção da revista Sábado — onde estava desde 2013 — “para se dedicar a outros projetos”. Ainda não se sabe quem vai suceder Rui Hortelão na direção da newsmagazine, mas essa notícia será divulgada em breve.

No mesmo comunicado, a Cofina agradece o “contributo de Rui Hortelão para a afirmação da Sábado como uma publicação de referência, desejando-lhe muito sucesso pessoal e profissional”.

Rui Hortelão sai assim da revista e do grupo Cofina numa altura em que a empresa estava a proceder a despedimentos e, no caso da revista Sábado, à redução de alguns ordenados de jornalistas.

No passado dia 8 de março o Sindicato dos Jornalistas emitiu um comunicado no qual referia a “profunda preocupação” com as “informações que lhe têm chegado através de trabalhadores da Cofina, que, em parte, foi confirmado pela administração do grupo, com a qual voltou a reunir-se recentemente”. No dia 24 de fevereiro a administração do grupo reconheceu ao Sindicato que “o grupo poderá avançar para o despedimento de dezenas de trabalhadores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda segundo o comunicado, “os administradores Luís Santana e Alda Delgado classificaram os resultados dos dois primeiros meses deste ano como ‘dantescos’, dadas as quebras nas vendas das várias publicações do grupo e também nas receitas de publicidade”. No dia 3 de março, o grupo de media emitiu um comunicado dizendo que os lucros da Cofina de 2016 foram de 4,3 milhões de euros, o que representou um recuo de 14,4%.

Vendas a cair

Os números de vendas em banca e circulação total da revista Sábado têm sofrido uma quebra. Em 2016, segundo dados da APCT, a circulação total da Sábado foi de 45.438 exemplares, menos 12% que em 2015. As vendas em banca também caíram, mas menos: vendeu em média, por edição, 26.506 exemplares, uma quebra de 6% face a 2015.

A concorrente da Sábado tem uma circulação total de 70.318, vendendo menos em banca. Em 2016 a Visão vendeu em média 21.101 mil exemplares por semana.