Uma explosão numa igreja copta na cidade egípcia de Tanta, a 90 quilómetros a sul do Cairo, matou pelo menos 25 pessoas e feriu outras 69. A explosão acontece numa altura em que vários fiéis se deslocaram à igreja de Mar Girgis para assinalar do Domingo de Ramos. Horas depois, um bombista suicida fez-se explodir perto da igreja de São Marcos em Alexandria.

De acordo coma agência Reuters, o balanço mais recente do duplo atentado aponta para 44 mortos e mais de 100 feridos. O papa da igreja copta do Egito, Tawadros II, estava no local mas foi já confirmado que está bem e fora de perigo. Estes ataques a igrejas cristãs no domingo de Ramos, que antecede a celebração da Páscoa, acontecem poucas semanas antes de uma anunciada visita do Papa ao país,

O auto-proclamado Estado Islâmico reivindicou entretanto a autoria dos ataques. Num comunicado, a organização afirma que dois militantes usaram coletes armadilhados para provocar as explosões nas igrejas egípcias, tendo identificado os bombistas como Abu Al-Baraa Al Masri, responsável pelo atentado de Alexandria, e como Abu Ishaaq Al-Masri, que fez explodir a igreja de Tanta, nos arredores da capital.

Já foram entretanto divulgadas imagens de um vídeo de vigilância que mostram a explosão e os momentos que antecederam.

Uma das vítimas mortais da explosão em Alexandria foi o polícia que impediu o suicida de entrar na igreja onde centenas de pessoas estavam reunidas, um dado revelado pelo jornal Egypt Independent.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre a primeira explosão, em Tanta, o porta voz do Ministério do Interior do Egito, Tarek Atiya, disse à agência France Press que o rebentamento aconteceu perto do altar. E o governador daquela província, Ahmad Deif, citado pelo Nile News, afirmou que “ou a bomba foi colocada no local ou alguém se fez explodir”.

De acordo com a agência noticiosa estatal egípcia, MENA, o engenho explosivo foi colocado na igreja antes da cerimónia do Domingo de Ramos. Em ambas as cidades continuam as buscas por outros engenhos explosivos.

O primeiro-ministro egípcio, Sherif Ismail, reagiu logo após o primeiro dos atentados. “Condenamos o ataque terrorista na igreja de Mar Girgis e prometemos que o nosso Estado vai destruir o terrorismo a partir das suas raízes”, disse esta manhã.

Segundo informação partilhada por alguns jornalistas egípcios, houve distúrbios no local entre civis e polícias.

O número das vítimas tem sido atualizado pelo ministério da Saúde egípcio. O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio deixou uma mensagem de repúdio ao atentado no Twitter: “O terrorismo volta a atingir o Egito, desta vez no Domingo de Ramos. Mais um uma tentativa repugnante mas falhada contra todos os egípcios”.

As autoridades tomaram o incidente como um atentado terrorista desde muito cedo. Em dezembro de 2016, os cristãos coptas foram alvo de um atentado — reivindicado pelo Estado Islâmico — numa igreja no Cairo, num ataque bombista que matou 29 pessoas. Os cristãos coptas compõem aproximadamente 15% da população do Egito.

“Deus converta o coração das pessoas que semeiam o terror”

O papa Francisco, que tem uma visita agendada àquele país nos dias 28 e 29 de abril, também já condenou hoje o ataque e pediu que “[Deus] converta o coração das pessoas que semeiam o terror, a violência e a morte”.

O papa também expressou as suas condolências às famílias das vítimas, aos feridos e aos egípcios, assegurando-lhes que estão nas suas orações, momentos antes de rezar o Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano.

Francisco presidiu este domingo a celebração litúrgica tradicional do Domingo de Ramos, dando início aos ritos da Semana Santa. Os cristãos copta são cerca de 10% da população do Egito e frequentemente são alvo de ataques por parte dos extremistas islâmicos.

Portugal condena ataques

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, condenou hoje os ataques à bomba em duas igrejas cristãs coptas no Egito, que resultaram em mais de 30 mortos e dezenas de feridos.

“Em meu nome e do governo português, condeno aqui os ataques no Egito e expresso o nosso profundo pesar pelas vítimas”, escreveu António Costa na sua conta no Twitter.

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros referiu também que “o Governo Português condena firmemente os atentados que hoje causaram a morte a mais de 20 pessoas e feriram pelo menos 70 que se encontravam reunidas para celebrar o Domingo de Ramos nas igrejas coptas de Mar Gigis, em Tanta, e de São Marcos, em Alexandria, no Egito”.

O Presidente da República português enviou também uma mensagem de condolências ao Presidente da República Árabe do Egito, Al-Sisi, no qual condena os “bárbaros ataques” registados hoje em duas igrejas e que causaram mais de 30 mortos.

“Condeno veementemente estes bárbaros ataques bem como todas as manifestações de intolerância religiosa”, refere a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no site da Presidência da República na Internet e enviada ao homólogo egípcio a partir de Cabo Verde, onde está o chefe de Estado português se encontra em visita de Estado.

“Neste momento difícil, quero transmitir a Vossa Excelência, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo egípcio e, de modo particular, com as famílias das vítimas a quem dirigimos, através de Vossa Excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar”, acrescenta o Presidente da República.