A companhia aérea norte americana United Airlines garante que vai pagar dez mil dólares (cerca de nove mil euros) a cada vítima de ‘overbooking’, que acontece quando o número de bilhetes vendidos ultrapassa o de lugares disponíveis no mesmo voo. A empresa de aviação, aliás, já se tinha comprometido a rever as suas práticas neste tema de relação com o cliente – e este valor de indemnização parece ser mais um sinal de que quer mudar a sua política comercial.

Depois dos vários escândalos que têm surgido em torno da companhia aérea norte americana United Airlines, esta tem tentado melhorar a sua imagem. Tudo começou com o caso de um médico de origem vietnamita, que se viu forçado a abandonar o voo no qual se encontrava. Foi arrastado pelo corredor do avião e ficou com dois dentes partidos e uma fratura no nariz, situação que ficou registada em vídeo e rapidamente se alastrou pelas redes sociais. A filha do médico ficou “chocada” e disse que o que aconteceu ao seu pai “não devia acontecer com nenhum ser humano, independentemente das circunstâncias”, contou depois à BBC.

A onda de indignação espalhou-se e as críticas à companhia não foram meigas. No dia seguinte ao incidente, a empresa valia menos 800 milhões em bolsa. E tem sido “massacrada” com críticas e várias paródias.

United vale menos 800 milhões em bolsa após incidente a bordo de um avião

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Outra polémica relacionada com a mesma companhia, aconteceu com um casal americano do Utah, que ficou sem lugar no voo que os levava ao seu próprio casamento, na Costa Rica. O caso mais recente, que também não ajudou à imagem da empresa, foi a morte de um coelho gigante durante um dos seus voos transatlânticos.

Em comunicado no site da companhia, o presidente-executivo Oscar Muñoz garantiu que “nunca é tarde para fazer o que é correto”, e promete que “vai melhorar”.

Aos dez mil dólares de indemnização acrescentam-se as garantias de que os passageiros sentados não serão obrigados a abandonar o voo, nem será usado o uso da força para tal – a não ser em questões de segurança -, o staff será sujeito a treinos para conseguir lidar com as “situações mais complicadas” e os membros da tripulação terão de fazer reserva com uma hora de antecedência.

Para saber quais os deveres e direitos dos passageiros em caso de ‘overbooking’, pode ler este artigo.

Overbooking: o que pode fazer se acontecer no seu voo?