789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Acordo de Paris. Executivos e empresários isolam Trump

Este artigo tem mais de 5 anos

A decisão de Trump de rasgar Acordo de Paris está a ser muito contestada entre os líderes da economia mundial. Elon Musk (Tesla) e Bob Iger (Disney) deixaram conselho consultivo de Trump em protesto.

A contestação de Donald Trump não dá sinais de cessar. Depois de vários líderes mundiais já terem condenado a decisão do Presidente norte-americano de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, a contestação faz-se agora sentir entre alguns dos principais presidentes executivos das gigantes multinacionais, provocando baixas na própria equipa de conselheiros do republicano.

Um dos primeiros a entrar em rota de colisão com Donald Trump foi Elon Musk, presidente executivo da Tesla e da SpaceX, que já tinha ameaçado deixar o conselho empresarial do Presidente norte-americano se Trump cumprisse a intenção de rasgar o Acordo de Paris. Perante a intransigência do sucessor de Barack Obama, Musk acabou por cumprir a promessa.

“Estou a deixar o conselho presidencial. As alterações climáticas são reais. Deixar o Acordo de Paris não é bom para a América nem para o mundo”, escreveu Elon Musk no Twitter.

Elon Musk não foi o único a deixar a equipa de conselheiros de Trump. Bob Iger, presidente executivo da Walt Disney Company, juntou-se ao líder da Tesla e anunciou que ia deixar o conselho consultivo do Presidente norte-americano por uma “questão de princípio”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num comunicado citado pela CNN, e depois no Twitter, Bob Iger explica as suas motivações.”Proteger o nosso planeta e impulsionar o crescimento económico são fundamentais para o nosso futuro, e eles não são inconciliáveis. Estou profundamente em desacordo com a decisão de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris”, afirmou o líder da Disney.

No Facebook, Mark Zuckerberg não poupou críticas a Donald Trump. “Deixar o Acordo de Paris é mau para o ambiente, é mau para a economia e coloca o futuro das nossas crianças em risco”, escreveu o fundador da empresa.

Jeff Immelt, presidente executivo da General Electric, fez um statement semelhante. No Twitter, o líder da gigante da multinacional norte-americana desafiou a indústria a dar o exemplo em matéria de proteção do ambiente, com ou sem o Acordo de Paris.

É para já esse o entendimento de alguns principais líderes empresariais: apesar da decisão de Trump, a indústria tem o dever moral de liderar a revolução verde. Tim Cook, presidente executivo da Apple, foi taxativo: a saída do Acordo de Paris “não terá qualquer impacto nos esforços da Apple de proteger o ambiente”, escreveu o norte-americano no Twitter, já depois de ter dito que fez tudo para persuadir o Presidente norte-americano a não rasgar o acordo.

O mesmo garantiu Brad Smith, o responsável legal da Microsoft, deixando claro que a multinacional “continua comprometida” com defesa do ambiente.

As reações foram-se sucedendo ao longo do dia de quinta-feira. Sundar Pichai, presidente executivo da Google, juntou-se ao coro de protestos, não escondendo o desapontamento com a decisão de Trump.

Jack Dorsey, presidente executivo do Twitter, acusou Donald Trump de ter “vistas curtas”. “Estamos neste planeta juntos e precisamos de trabalhar juntos”, escreveu o responsável.

Gigantes da economia como a Apple, Starbucks, Gap, Nike Adidas ou L’Oreal, por exemplo, tentaram a todo custo travar as intenções de Donald Trump. O mesmo artigo da CNN termina com um apontamento curioso: até empresas como o grupo financeiro Goldman Sachs ou companhias petrolíferas como a ExxonMobil e a Chevron, por exemplo, criticaram a decisão do Presidente Trump.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora