O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a corrida presidencial do Brasil em 2018 com 29% a 30% da preferência dos eleitores, segundo uma pesquisa divulgada esta segunda-feira pelo Instituto Datafolha.

A sondagem indica que a ambientalista Marina Silva, juntamente com o deputado federal de extrema-direita Jair Bolsonaro, disputam o segundo lugar na preferência dos eleitores, oscilando entre 13% e 15% nos cenários em que Lula da Silva é citado. Outro nome que aparece na pesquisa é o do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que recolhe 10% a 11% das preferências.

Lula da Silva diz que está pronto para voltar a disputar a Presidência do Brasil

Se Lula da Silva não se candidatar para as presidenciais em 2018, Marina lidera o cenário, com 22%. Bolsonaro aparece em seguida, com 16%, e Joaquim Barbosa, com 12% ou 13%. Apesar de ter declarado publicamente que está pronto para concorrer, a participação de Lula da Silva no escrutínio não é certa porque ele é arguido em diversos processos da Lava Jato, uma operação policial que investiga crimes de corrupção cometidos na petrolífera estatal Petrobras e noutros órgãos públicos do Brasil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR