Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Polícia trava segundo ataque, quinto suspeito morre

    O quinto suspeito de ataque terrorista, que tinha sido detido em Cambrils nesta madrugada, não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia da

    De acordo com o El País, o novo ataque nesta localidade na Catalunha – que ainda provocou cinco feridos, um deles em estado crítico e mais dois em estado grave – estaria relacionado com o primeiro ocorrido no centro de Barcelona a meio da tarde desta quinta-feira. Esse ataque provocou 13 mortes e cerca de 100 feridos, de acordo com os últimos números oficiais.

    As autoridades catalãs divulgaram entretanto contactos para quem tiver e puder partilhar informações sobre os dois ataques em Barcelona e Cambrils: o e-mail mossos.terrorisme@gencat.cat e um número de telefone (+034) 937 285 220.

    Os familiares das vítimas podem obter informações através do número (+34) 900 400 012.

    Este liveblog fica por aqui. Para continuar a acompanhar a situação na Catalunha, após os ataques em Barcelona e Cambrils, e seguir os novos desenvolvimentos pode seguir-nos num novo liveblog neste link.

    Barcelona. Jovem portuguesa desaparecida pode estar entre as vítimas mortais

    Pode ainda atualizar o que se sabe e não se sabe a cada momento. Até já.

  • Situação em Cambrils sob controlo

    A operação policial em Cambrils ainda está em andamento mas a situação está sob controlo, no momento, informa a polícia da Catalunha, pouco antes das 3h00 da manhã locais (2h00 em Lisboa).

  • Cambrils: 4 mortos e um ferido, detido pela polícia

    A polícia da Catalunha acaba de confirmar que quatro suspeitos de terrorismo foram abatidos, na sequência de um tiroteio em Cambrils. Um quinto elemento ficou ferido e foi detido pelas autoridades.

  • A polícia parece estar em alerta em diferentes cidades espanholas, escreve um jornalista do britânico The Guardian. Em causa está um controlo de estradas junto ao Parque do Retiro, em Madrid.

  • Fica aqui uma imagem do passeio marítimo de Cambrils, o alvo do novo ataque terrorista, entretanto abortado pela polícia da Catalunha. O tiroteio aconteceu na Avenida de la Diputació.

  • Segundo o El País, que cita fontes policiais, um dos feridos neste segundo atentado (ainda sem confirmação oficial) é um polícia. Até ao momento, não há qualquer civil entre as vítimas mortais.

  • A polícia da Catalunha informa que, no decorrer da operação policial, o acesso a determinadas vias está comprometido, incluindo a AP7, que liga Barcelona a Tarragona (Cambrils é província de Tarragona).

  • Fontes policiais, citadas pela TVE, falam em sete feridos, dois deles graves.

  • Nas redes sociais é possível encontrar alguns vídeos do tiroteio em Cambrils:

  • Novo ataque? São muitas as semelhanças

    Segundo a Cadena SER, os terroristas tentaram replicar em Cambrils o ataque terrorista que esta tarde vitimou 13 pessoas em Las Ramblas, em Barcelona. Uma carrinha tentou entrar na zona pedonal do passeio marítimo, mas os seus ocupantes acabariam por ser abatidos ou detidos pela polícia da Catalunha (segundo a imprensa espanhola, um dos terroristas terá ficado ferido, enquanto os outros — cujo número não parece ser definitivo — foram mortos a tiro).

    Na sequência do ataque frustrado, cinco pessoas terão sido atropeladas e ficaram feridas (duas delas estarão em estado grave). As semelhanças com o ataque em Las Ramblas são evidentes.

  • Cinco terroristas envolvidos. Quatro abatidos e um ferido

    Cinco pessoas estariam a preparar um ataque terrorista em Cambrils que foi impedido pela polícia da Catalunha, esta noite. Quatro deles foram abatidos e um quinto está ferido, avança a TVE.

  • A localidade de Cambrils está localizada a cerca de 120 quilómetros a sul de Barcelona

  • Segundo o jornal La Vanguardia, há vários restaurantes abertos em Cambrils que estão a acolher pessoas vindas da rua.

  • Abatidos quatro suspeitos de novo possível ataque terrorista

    Quatro suspeitos de serem os autores do novo “possível ataque terrorista”, em Cambrils, foram abatidos, avança a polícia da Catalunha através do Twitter. De acordo com a TVE, os suspeitos transportavam cintos que poderia transportar explosivos ou simulá-los.

  • Quatro mortos em novo "possível atentado terrorista"

    A TVE avança, citando forças de autoridade, que há pelo menos quatro mortos na sequência de um tiroteio no passeio marítimo de Cambrils.

  • A polícia nacional também confirmou que decorre uma operação policial contra um “possível ataque terrorista”.

  • Vídeo mostra operação policial e tiroteio em Cambrils

    Um vídeo publicado no Twitter mostra a operação policial que decorre neste momento em Cambrils, devido a um “possível ataque terrorista”. No vídeo ouve-se uma troca de tiros.

  • Segundo fontes policiais, foram ouvidos tiros em Cambrils, a sul de Barcelona. As autoridades pedem agora que as pessoas evitem as ruas e que fiquem em casa no decorrer da operação policial. Segundo o jornal La Vanguardia, os transeuntes estão a refugiar-se nos hotéis mais próximos.

  • Possível novo ataque terrorista em Cambrils

    A polícia de Catalunha está a realizar uma operação policial em Cambrils, a cerca de 120 quilómetros a sul de Barcelona, devido a um “possível ataque terrorista”.

  • O que se sabe e o que ainda falta saber

    Até ao momento, há várias informações confirmadas por fontes oficiais mas também muitas dúvidas. Neste artigo, reunimos o que se sabe até agora e o que ainda falta saber. O Observador vai continuar a acompanhar os desenvolvimentos do ataque em Barcelona.

    Os dois ataques na Catalunha. O que se sabe e o que ainda falta saber

1 de 7