Barcelona

Um só agente matou quatro terroristas

16.287

O agente da polícia catalã disparou a sua arma contra os atacantes quando estes saíram do carro em Cambrils e se dirigiram a ele empunhando facas, machados, machetes, cutelos e sacholas.

JOSEP LAGO/AFP/Getty Images

Um polícia dos Mossos abateu quatro dos terroristas de Cambrils. Segundo a agência Efe, que cita vários testemunhos, o agente da polícia catalã disparou a sua arma contra os atacantes quando estes saíram do carro e se dirigiram a ele empunhando facas, machados, machetes, cutelos e sacholas.

Eram cinco os terroristas que, dentro de um Audi 3, conduziam a alta velocidade no passeio marítimo de Cambrils, uma zona de praia em Terragona, a 100 km de Barcelona. Depois de tentarem atropelar várias pessoas (três civis ficaram feridos, um deles, uma mulher, morreu), o carro investiu contra um veículo da polícia que o tentava bloquear, provocando feridas a um agente numa perna e na cabeça (mais dois polícias ficaram feridos). Foi então que os atacantes saíram do carro com armas brancas e o que se sabe serem agora cintos de explosivos falsos, em direção a outro agente, que não hesitou.

O chefe da polícia dos Mossos, Josep Lluis Trapero, confirmou que um mesmo agente abateu quatro dos terroristas de Cambrils e explicou que está a receber apoio psicológico: “Matar quatro pessoas, mesmo que sejas um profissional, não é fácil de digerir”.

O quinto terrorista começou a correr na direção de Salou, a zona balnear mais conhecida de Tarragona. Empunhava uma faca e foi intercetado por agentes à paisana, que dispararam para o ar para o tentar parar. Como não se entregou, nem largou a arma, também foi abatido. Um cidadão filmou o momento (as cenas podem ferir as pessoas mais sensíveis).

Artigo corrigido às 21h23: ao contrário do que foi inicialmente avançado, as notícias em vários espanhóis que citam a Agência EFE deixam de identificar o agente como uma mulher.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site