Meteorologia

Chuva inunda várias zonas de Lisboa. Veja os vídeos e as fotografias

2.935

O início da semana ficou marcado por chuva intensa. Na capital, as consequências já se fizeram sentir: inundações em vários locais. Os utilizadores das redes sociais partilharam imagens do mau tempo.

O site dos Bombeiros Sapadores de Lisboa registou várias inundações em espaços públicos e privados

Paula Jesus/Facebook

Autores
  • Agência Lusa

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estavam certas: esta segunda-feira, aguaceiros e trovoada estão a atingir Portugal Continental, em especial, o interior das regiões Norte e Centro do país.

Em Lisboa, o período de chuva muito intensa que se fez sentir ao início da tarde, esteve na origem de várias ocorrências relacionadas com inundações. O site dos Bombeiros Sapadores de Lisboa — em permanente atualização — registou 17 inundações em espaços públicos e privados entre as 14h53 e as 15h51. Entre as zonas mais atingidas estavam as de Benfica e do Parque das Nações.

Se tiver fotografias ou vídeos do mau tempo em Lisboa envie para leitor@observador.pt

Nas redes sociais, os utilizadores partilharam várias imagens e vídeos onde registaram os períodos de mau tempo que se fizeram sentir em Lisboa:

A Damaia agora tem um rio. #rain #chuva #river

Uma publicação partilhada por Inês Moreira Santos (@inesms) a

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 16h15 estavam ativas 19 ocorrências em outros concelhos do distrito de Lisboa atribuídas a meteorologia adversa, nomeadamente a inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa ou desentupimento/tamponamento. Oeiras, com 10 ocorrências, era o concelho mais atingido.

O site MeteoEarth mostra (a azul) a mancha de precipitação que se faz sentir no país em tempo real:

De acordo com as previsões do IPMA, a partir desta segunda-feira o cenário vai manter-se e estender-se a a todas as zonas de Portugal Continental: chuva, trovoada e até granizo.

Onze distritos do norte e centro de Portugal continental foram colocados sob aviso amarelo até às 20h00 de desta segunda-feira: Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga. O aviso amarelo é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

Nas ilhas de Madeira e Açores, preveem-se aguaceiros fracos e céu nublado. As temperaturas não sofrerão alterações significativas, apenas uma “pequena descida” dos valores máximos.

Vêm aí dias de chuva (e até granizo), na despedida de agosto

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site