Imigrantes Ilegais

Casa Branca quer acabar com a “lei dos sonhadores” que protege os filhos de imigrantes

O procurador-geral norte-americano anunciou esta terça-feira que a lei que protege os filhos de imigrantes não documentados é "inconstitucional" - é o fim anunciado da "lei dos sonhadores".

O anúncio por parte da Casa Branca já estava a agendado para esta terça-feira

ERIK S. LESSER/EPA

O procurador-geral norte-americano Jeff Sessions anunciou esta terça-feira que considera o DACA “inconstitucional”. Sigla para “Deferred Action for Childhood Arrivals”, o DACA é um pacote legislativo que protege legalmente os jovens e adultos que chegaram aos Estados Unidos em crianças, filhos de imigrantes não documentados. São cerca de 800 mil as pessoas abrangidas por este programa, em que a grande maioria vive, trabalha e desconta nos Estados Unidos desde sempre. Sessions acrescentou que estas pessoas ocupam lugares de trabalho que “são dos americanos”.

A legislação, que popularmente ganhou o nome de “lei dos sonhadores”, é uma herança da administração Obama e, em 2012, o ex-Presidente garantiu que era “uma solução temporária” para milhares de jovens que sempre viveram nos Estados Unidos.

O anúncio por parte da Casa Branca já estava a agendado para esta terça-feira e fez com que praticamente todos os estados norte-americanos se manifestassem a favor ou contra a decisão. O presidente Donald Trump prometeu, durante a campanha presidencial, “matar” o DACA.

Agora, o Congresso norte-americano tem seis meses para esboçar uma legislação alternativa. Até lá, serão recusadas candidaturas novas ao programa, fez saber o Departamento de Segurança Interna. Contudo, todos os atuais abrangidos ainda terão seis meses para pedir a renovação dos vistos.

O que pode acontecer a estas pessoas? Sem o DACA, deixam de ter estatuto de residência permanente. Ficam assim dependentes dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, que, na eventualidade da exigência de documentos, podem optar por deportar estes jovens para os países de origem.

O problema não passa só por deportar 800 mil pessoas, passa também pelos problemas económicos que a ausência destas 800 mil pessoas causaria. Ainda na semana passada, centenas de líderes dos maiores grupos tecnológicos assinaram uma carta aberta ao Presidente a apelar ao “bom senso”, ou não representassem estas 800 mil pessoas uma receita de 460 mil milhões de dólares (mais de 387 mil milhões de euros) do PIB norte-americano.

Líderes tecnológicos avisam Trump: “A economia vai perder” com deportações

Os estados de Washington e Nova Iorque já tinham feito saber que processariam Trump caso este avançasse com a promessa. Outros tantos prometeram processar, mas se a promessa não fosse cumprida.

Nova Iorque e Washington prometem processar Trump pela proteção de filhos de imigrantes

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

A plateia dos patetas

Maria João Avillez

Um misto de leveza, manha, irresponsabilidade. Uma manipulação a partir do palco do poder para a plateia de patetas onde quem não é da geringonça é suposto estar sentado.

Agências de Rating

De BB+ para BBB-

Luís Aguiar-Conraria

A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados

Fernando Medina

Síndrome de Lisboa

Maria João Marques

O carro é um meio de transporte legítimo, os proprietários pagam impostos, pelo que têm direito a usá-lo quando assim lhes for mais confortável e conveniente, sem serem demonizados pelo edil lisboeta.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site