O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, classificou a decisão da Arábia Saudita de autorizar as mulheres a conduzir como um “avanço positivo”.
“O Presidente Donald J. Trump saúda a decisão do reino saudita de autorizar as mulheres a conduzir”, declarou a Casa Branca esta quarta-feira em comunicado. “É um avanço positivo para a promoção dos direitos das mulheres na Arábia Saudita”, afirmou.
Guterres: “É um passo importante na direção certa”
Também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se mostrou satisfeito com a decisão. “Congratulo-me com a decisão da Arábia Saudita de levantar a proibição de as mulheres conduzirem. É um passo importante na direção certa”, escreveu no Twitter.
I welcome Saudi Arabia's decision to lift the ban on women drivers. An important step in the right direction.
— António Guterres (@antonioguterres) September 27, 2017
A Arábia Saudita é o único país no mundo que impede as mulheres de conduzir. A alteração surgiu através de um decreto real e foi noticiada pelos media estatais na terça-feira à noite, tendo efeito a partir de junho do próximo ano.
A medida, que põe assim fim a um dos principais símbolos de repressão às mulheres no país, já estava a ser pensada desde a ascensão ao trono do Prince Mohammed bin Salman, o filho de 32 anos do rei Salman, que tem proposto algumas importantes reformas económicas e sociais.