Carlos César, presidente e líder parlamentar do PS, admitiu esta terça-feira que António Costa pode afastar a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, depois do Conselho de Ministros extraordinário convocado para este sábado.

Em declarações aos jornalistas, e desafiado a comentar uma eventual demissão de Constança Urbano de Sousa, o socialista lembrou que essa avaliação política está nas mãos de António Costa e que o primeiro-ministro deverá concluir esse processo depois de sábado.

“O primeiro-ministro tem a responsabilidade legal e política de avaliar as condições que cada um dos seus ministros tem para o desempenho das funções”, começou por dizer Carlos César. A frase-chave viria a seguir:

Concluído este Conselho de Ministros, delineada a estratégia a seguir no curto e no médio prazo, certamente que o senhor primeiro-ministro avaliará se essas condições existem ou não existem, e tomará a decisão que só a ele compete tomar”, acrescentou o socialista.

Recorde-se que António Costa classificou de “infantilidade” sugerir a demissão da ministra na sequência dos incêndios que se registaram nas zonas norte e centro do país. A ministra da Administração Interna, por sua vez, defendeu que a demissão era a saída mais fácil e que, por isso, recusava fazê-lo. “Eu ia-me embora, ia ter as férias que não tive. Isso resolvia o problema?“, respondeu, exasperada, aos jornalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR