Espanha

A princesa Leonor faz 12 anos. Como é o dia a dia da Princesa das Astúrias?

1.645

A filha mais velha dos Reis de Espanha faz hoje 12 anos. Toma o pequeno almoço feito pela mãe, vai à escola e tem também aulas em casa. E durante a semana não tem acesso à televisão nem ao tablet.

JAIME REINA/AFP/Getty Images

A princesa Leonor de Espanha comemora esta terça-feira 12 anos. É a filha mais velha do rei Felipe VI e Letizia Ortiz e herdeira ao trono espanhol, mas os pais têm tentado que todas estas circunstâncias não façam dela uma pré-adolescente fora do normal.

Prova disso são as poucas aparições formais de Leonor e Sofia, a filha mais nova dos reis espanhóis. Aliás, de acordo com o El País, a Princesa das Astúrias tem apenas alguns eventos ao longo do ano que requerem a sua presença. Um deles a Festa Nacional de Espanha, no dia 12 de outubro — um compromisso oficial — e ainda umas fotografias oficiais durante a Semana Santa e durante o verão.

Tirando estes compromissos, quase que se pode dizer que as filhas dos Reis de Espanha têm uma vida normal. Pelo menos pelo que escreve o jornal El Confidencial, que descreveu um dia normal na vida de Leonor.

As princesas acordam todos os dias pelas 8h da manhã para se prepararem e tomarem o pequeno almoço — sempre que possível preparado pela mãe, Letizia Ortiz — antes de irem para a escola. As aulas no colégio Santa María de los Rosales começam às 9h e prolongam-se até às 17h, sendo que pelo meio têm uma pausa pelas 11h e almoçam às 13h30.

Em alguns dias da semana, têm atividades extra-curriculares. Antigamente, as princesas tinham aulas de ballet, mas atualmente praticam vólei e outros desportos. Leonor também terá aulas de música, uma vez que começou a aprender a tocar um instrumento recentemente.

Nestes dias, costumam chegar a casa por volta das 19h e antes de jantarem, às 20h, estudam e fazem os trabalhos de casa. Até se deitarem, ou leem um livro ou reveem os trabalhos de casa. Televisão, tablet ou internet não são usadas durante a semana, por ‘ordem’ de Letizia — isso só ao fim de semana.

Mas por mais que os Reis de Espanha procurem dar às filhas uma vida o mais normal possível, a verdade é que Leonor não terá uma vida como a das outras pessoas, tendo em conta o cargo que irá ocupar um dia mais tarde e os pais têm consciência disso. É por isso que Leonor, além da escola, tem aulas particulares em casa. Os reis procuram também mantê-la atualizada sobre o que se passa em Espanha: a Princesa das Astúrias sabe, por exemplo, o que se passa na Catalunha.

Protocolos e obrigações à parte, para Leonor, que descrevem como sendo uma criança calma, responsável e formal — com uma personalidade semelhante à do pai –, hoje é dia de festa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rporto@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site