A rede social Facebook anunciou esta terça-feira que vai banir os anúncios a criptomoedas nas suas plataformas. Numa publicação sobre a nova política de anúncios, lê-se que “a publicidade enganosa não tem lugar no Facebook“.

Criámos uma nova política que proíbe anúncios que promovam produtos e serviços financeiros que são frequentemente associados com práticas promocionais enganosas, como opções binárias, ofertas iniciais de moedas e criptomoedas”, lê-se na mensagem.

Segundo o diretor de produtos da empresa, Rob Leathern, que assina a mensagem, “há muitas empresas que estão a anunciar opções binárias, ofertas iniciais de moedas e criptomoedas que não atuam de boa-fé”. Por isso, a política de publicidade será “intencionalmente abrangente” enquanto a empresa trabalha para desenvolver uma forma de “melhor detetar práticas publicitárias enganosas”.

A opção do Facebook surge numa altura em que a popularidade das criptomoedas — como a Bitcoin ou o Ethereum — está a crescer, devido à grande valorização, mas em que também vão sendo conhecidos vários casos de utilização criminosa destes recursos. Algumas moedas são usadas frequentemente para atividades de tráfico ilegal através da Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda esta semana foi conhecido o caso de uma startup que lançou uma angariação de fundos em criptomoedas, conseguindo angariar 11 dólares. Dias depois, a empresa desapareceu misteriosamente, bem como o dinheiro de quem investiu — em criptomoedas.

“Queremos que as pessoas continuem a descobrir e a saber mais sobre novos produtos através do Facebook, sem medo de esquemas ou de ser enganados”, escreve Rob Leathern, sublinhando que a aplicação da nova política de publicidade vai desde já ser aplicada nas plataformas da empresa, como o Facebook e o Instagram.

Artigo corrigido às 10h58. A empresa Prodeum angariou 11 dólares e não 11 milhões de dólares, como escrito anteriormente.