O Papa Francisco disse na quinta-feira que “alguém que é corrupto não se pode tornar santo”, ao contrário dos pecadores. Na homilia da missa diária na Casa de Santa Marta, onde reside, o líder da Igreja Católica pegou na passagem bíblica referente aos reis David e Salomão para falar sobre o problema da corrupção, que diz resultar da “fraqueza do coração”.

David era um santo. E era um pecador. Um pecador que se tornou santo. Já Salomão foi rejeitado porque era corrupto. Alguém que é corrupto não se pode tornar santo. E tornamo-nos corruptos se seguirmos o caminho da fraqueza do coração”, disse o Papa.

Segundo Francisco, este aparente paradoxo — David teve uma vida difícil e cometeu pecados, ao passo que Salomão sempre procurou o caminho da sabedoria — explica-se pelo facto de David ter procurado reconciliar-se com Deus e Salomão nunca ter reconhecido as suas falhas.

“É aqui que entra o problema da ‘fraqueza do coração’. Quando o coração começa a enfraquecer, não é como numa situação de pecado, em que tu cometes um pecado e te apercebes imediatamente. ‘Eu cometi este pecado’, é claro. Mas a fraqueza de coração é uma viagem lenta, passo a passo. Salomão, adornado na sua glória, na sua fama, começou a levar esse caminho”, disse o Papa.

Para Francisco, “a clareza de um pecado é melhor do que a fraqueza do coração“. “O grande rei Salomão acabou por ser corrompido: tranquilamente corrupto, porque o seu coração estava enfraquecido”, rematou o Papa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR