O primeiro comboio humanitário “está a caminho” de Ghouta oriental, onde 400 mil civis estão sitiados e submetidos a situações de grande precariedade pelas forças de Damasco, disse esta segunda-feria o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
“Finalmente… Um comboio da Cruz Vermelha Síria, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e das Nações Unidas transportam ajuda que é necessária a dezenas de milhares de civis. A coluna dirige-se para Ghouta oriental” disse Robert Mardini, chefe de operações da Cruz Vermelha Internacional através de uma mensagem difundida na rede social Twitter.
At last…
A convoy with @SYRedCrescent @ICRC_sy and @UN carrying desperately-needed aid for tens of thousands is on its way to #EasternGhouta, #Syria???? https://t.co/JzGZs1QVjq— Robert Mardini (@robert_mardini) March 5, 2018
As forças do regime sírio controlam uma parte do bastião “rebelde” de Ghouta oriental estando em curso uma ofensiva terrestre, disse esta segunda-feira o Observatório Sírio para os Direitos do Homem.
A organização não-governamental com sede em Londres refere igualmente que os ataques de Damasco desde domingo à noite provocaram a morte de 14 civis em Ghouta oriental.
Os ataques das forças de Damasco contra a região nos arredores da capital da Síria começaram no dia 18 de fevereiro.