O Kremlin, apoiado pela Igreja Ortodoxa Russa, criou, com a sua retórica nacionalista e revisionista da História, um ambiente de cada vez maior obscurantismo na Rússia, a tal ponto que alguns dos seus seguidores já vão mais longe do que os mestres.

Quantos romances se escreveram e filmes se rodaram sobre o amor entre o último czar Nicolau II e a czarina Alexandra e o desfecho trágico da sua vida? Centenas ou talvez milhares. Bons ou maus, foram objecto de discussão, mas não me recordo de nenhum deles ter provocado algum escândalo ou actos de violência.

Mas bastou que Alexei Utchitel tenha rodado o filme “Matilda” para que os fanáticos ortodoxos russos começassem a incendiar carros, a fazer manifestações contra a apresentação dele nos cinemas russos e a fazer petições ao Ministério do Interior para proibir a sua exibição.

Escusado será dizer que a esmagadora maioria dos indignados não viu o filme, mas já sabe que se trata de uma blasfémia contra o mártir São Nicolau II, último imperador russo canonizado pela Igreja Ortodoxa.

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Em poucas palavras, o filme conta a história do romance amoroso entre Nicolau, que na altura ainda não era czar, mas príncipe, e muito menos santo, e uma famosa bailarina de origem polaca Matilda Krzesinska (1872-1971). A relação amorosa durou entre 1892 e 1894 e, segundo se dizia na altura, passou a ser a primeira bailarina do Teatro Marinski de São Petersburgo contra a vontade do director artístico Marius Petipa, uma das maiores figuras do bailado clássico mundial.

Em 1921, Matilda casou-se com o grão-duque Andrei Romanov e, tal como grande parte da nobreza russa, emigraram para Paris a fim de escaparem ao terror vermelho. Nicolau e a família foram detidos pelos bolcheviques e fuzilados em 1918.

O ataque contra a apresentação ao público do filme, marcada para 26 de Outubro, foi lançada por Natália Poklonskaia, deputada da Duma Estatal (Câmara Baixa do Parlamento Russo). Esta jovem, que se tornou conhecida após a nomeação para Procuradora-Geral da Crimeia anexada por Moscovo, destaca-se agora na defesa dos “valores morais ortodoxos”.

Por exemplo, em Março deste ano, Poklonskaia anunciou que num busto de Nicolau II instalado na Crimeia apareceram gotas estranhas, o que, na tradição religiosa, é considerado um milagre.

A deputada acusa o realizador de “Matilda” de “deturpar os factos históricos”, de organizar uma provocação “anti-russa e anti-religiosa na esfera da cultura”. Além disso, considera que é uma ofensa o facto de o papel de Nicolau II ser desempenhado pelo actor alemão Lars Eidinger, por este ter participado em “filmes para adultos”, o que o último desmentiu.

Como se um santo não pudesse pecar antes de o ser (na História das Igrejas Cristãs há numerosos casos), o pedido de proibição do filme lançado por Poklonskaia tem sido apoiado por alguns altos dignitários da Igreja Ortodoxa Russa, cuja direcção não tomou qualquer posição oficial. O bispo de Iegorski Tikhon, que a imprensa russa diz ser o confessor de Putin, considerou o filme “uma falsificação porca” depois de ter visto apenas um fragmento da obra.

A campanha contra “Matilda” já levou a que os “ortodoxos indignados” tenham passado das palavras aos actos. No dia 31 de Agosto, desconhecidos lançaram cocktails molotov contra uma das janelas dos estúdios de Alexei Utchitel. No passado 11 de Setembro, dois carros foram incendiados perto do consultório do advogado do realizador e os autores da acção deixaram um bilhete: “Por Matilda, arder”.

O conflito em torno do filme já fez com que várias cadeias de cinemas de diferentes cidades russas se recusassem a exibi-lo nas suas salas, temendo os distúrbios que possam ser causados pelos fanáticos religiosos.

Vladimir Medinski, ministro da Cultura, já veio dizer que as tentativas de proibir a exibição do filme são “ilegais e censura”, frisando que “a polícia deve impedir a pressão de activistas desenfreados contra o Estado e o cinema”, mas as suas declarações já foram criticadas pela própria Poklonskaia, que chamou ao ministro “incompetente”.

“As avaliações devem ser dadas por peritos competentes, com poderes para isso e experiência. Desconheço que Medinski tenha alguma prática de algum trabalho no campo de uma qualquer ciência”, frisou a deputada ortodoxa.

O Kremlin, segundo o porta-voz Dmitri Peskov, condena “as tentativas de pressão sobre as salas de cinema”, mas o facto é que o número das que se recusam exibir o filme aumenta diariamente.

Em 2015, situação semelhante aconteceu com o filme “Leviatã”, do conhecido realizador Andrei Zviaguintsev, que foi acusado de “denegrir a imagem da Rússia”.

Estas forças nacionalistas e ortodoxas têm vindo a ganhar força durante a luta de Vladimir Putin contra a oposição liberal e o Ocidente, mas o dirigente russo corre o sério risco de se ver ultrapassado por elas. A criação de monstros, nomeadamente com cariz religioso esconde grandes riscos.