Assalto em Tancos

Assalto em Tancos

Ministro reforça segurança de material militar

O ministro da Defesa anunciou um conjunto de medidas para reforçar a segurança das instalações de armazenamento de material militar, depois do furto de material militar em Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro revela abertura de três processos

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, esteve esta tarde no Parlamento, onde revelou a abertura de três processos disciplinares por causa do furto de Tancos. Paióis já estão a ser esvaziados.
Assalto em Tancos

Ministro: "Governo fez o que devia ser feito" - como aconteceu

O ministro da Defesa afirmou, esta tarde, no Parlamento, que o Governo "fez o que devia ser feito" no caso do "furto de material militar". CDS pediu a sua saída. Esquerda criticou declarações.
Assalto em Tancos

Parlamento debate furto de Tancos

O parlamento debate o furto de material de guerra do paiol de Tancos por iniciativa do PSD e do CDS-PP, que esperam respostas do ministro da Defesa sobre o que se passou na base militar em junho.
Assalto em Tancos

Despacho para reforçar segurança ficou na gaveta

200
Jornal Expresso teve acesso a documento que pretendia alterar e reforçar segurança nos paióis de Tancos. O despacho foi feito há um ano pelo chefe do Estado-Maior do Exército, mas nunca foi assinado.
Assalto em Tancos

Tancos. Portugal pede ajuda a Espanha

168
As portas do paiolim onde estava o material roubado foram abertas com um equipamento que não se vende em Portugal, mas em Espanha. A PJ pediu ajuda ao país vizinho para tentarem avançar com o caso.
Assalto em Tancos

Tancos. Sugerida mais formação para o pessoal

As avaliações pedidas pelo ministro da Defesa à segurança das instalações militares recomendam o aperfeiçoamento da formação e treino do pessoal dedicado à guarda do material militar.
PCP

PCP. "Erro" do ministro e greve "justa"

O líder do PCP falou sobre Tancos e acusou Azeredo Lopes de ter errado ao "não assumir" responsabilidades políticas. Em relação à greve dos enfermeiros, diz que é justa mas apela ao diálogo.
Assalto em Tancos

PSD e CDS chamam Azeredo Lopes ao Parlamento

O PSD e o CDS pediram para ouvir o Ministro da Defesa no Parlamento. O debate da atualidade marcado pelos partidos vai ouvir Azeredo Lopes sobre o alegado "roubo do paiol de Tancos".
Marcelo Rebelo de Sousa

Futebol e eleições? Marcelo não falou com Costa

Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que ainda não teve oportunidade de falar com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o agendamento de jogos de futebol para o dia das eleições autárquicas.
Assalto em Tancos

Tancos. PJ Militar atira responsabilidades para PJ

494
Porta-voz da Polícia Judiciária Militar lembra que "competência da investigação" foi delegada na PJ. Assalto a Paióis Nacionais de Tancos foi há mais de dois meses, não há arguidos constituídos.
Assalto em Tancos

Bloco também quer esclarecimentos sobre Tancos

O Bloco quer novos esclarecimentos do ministro da Defesa sobre o desaparecimento de armas dos paióis de Tancos, considerando que o Governo não pode dizer que "não sabe se existiu ou não roubo".
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes disponível para ir ao parlamento

Azeredo Lopes está disponível para ir ao parlamento. Depois do pedido de esclarecimentos de PSD e CDS-PP, o ministro da Defesa Nacional diz que se for convidado, irá falar na comissão parlamentar.
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes: "Pode não ter havido furto"

998
Em entrevista ao DN e à TSF, o ministro revelou pormenores do relatório da Inspeção-Geral de Defesa Nacional, falou em aproveitamento político e até pôs a hipótese de não ter havido roubo em Tancos.
Exército

Comandos. Investigação não sabe das armas roubadas

572
Acusação de furto pode estar em risco, avança hoje o jornal Público. Polícia Judiciária Militar já ouviu mais de 70 pessoas com ligação a Tancos, mas não conhece paradeiro do armamento.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército abriu processos disciplinares

O Chefe do Estado-Maior do Exército mandou instaurar processos disciplinares a militares do Regimento de Engenharia n.º1, unidade que era responsável pela segurança dos paióis nacionais de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército abriu processos disciplinares

O Exército abriu processos disciplinares a "vários militares" em consequência do furto no final de junho de material de guerra em Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares usavam rondas "para descansar"

408
Fonte da investigação identifica "vulnerabilidades muito grandes" no modelo de segurança montado ao perímetro dos Paióis Nacionais de Tancos. Militares "não tinham a mínima noção" do tipo de missão.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares 11 dias sem jipe para as rondas

1.867
Um acidente, uma semana e meia antes do assalto aos Paióis Nacionais de Tancos, criou a oportunidade ideal para o furto de armamento de guerra. Equipas ficaram sem carro para fazer rondas.
Presidente Marcelo

Marcelo não tem de ter "confiança pessoal" no PM

292
Em entrevista ao Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa considera “importante” que a oposição seja “forte”, caso surja uma situação “inultrapassável” que obrigue a olhar para "alternativas".
Assalto em Tancos

Tancos. Secretas informadas antes de notícias

133
Responsável do SIRP falou em conhecimento através da "comunicação social". Informação foi passada em reunião oficial.
Assalto em Tancos

Tancos. SIS só soube do roubo pelas notícias

1.096
O secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, admitiu que soube do roubo de armamento de Tancos pelo SIS. E que o SIS só soube do mesmo pela imprensa no dia seguinte.
Assalto em Tancos

Tancos. Secretário-geral do SIRP vai ao parlamento

A comissão parlamentar de Defesa Nacional vai hoje ouvir o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, sobre o furto de armamento de Tancos.
Assalto em Tancos

Terrorismo ou não? Versões e contradições

113
Costa garantiu não haver ligação a terrorismo. Essa conclusão foi tirada em 48 horas. PGR aponta para investigações nesse sentido. Num mês, somam-se contradições sobre o objetivo do furto das armas.
Assalto em Tancos

Exército não informou Unidade Antiterrorismo

837
A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, que dirige a Unidade de Coordenação Anti-Terrorismo, soube do assalto a Tancos pelas notícias. Helena Fazenda soube do furto quase 24 horas depois.
Assalto em Tancos

Tancos. As explicações confusas do general

1.409
General Pina Monteiro disse que um dos equipamentos mais perigosos e que foi roubado não podia ser "utilizado operacionalmente". Mas depois garantiu que o material "não é obsoleto".
Assalto em Tancos

CEMGFA: "Material não é obsoleto" - como aconteceu

1.107
O general Pina Monteiro, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, está a ser ouvido à porta aberta pelos deputados da Comissão de Defesa sobre o assalto de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Audições na AR por causa de contradições

A comissão parlamentar de Defesa Nacional vai ouvir o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, após desaparecimento de armamento em Tancos.
Assalto em Tancos

Exército esquece Tancos e reforça Santa Margarida

O Exército vai reforçar a segurança física dos paióis de Santa Margarida, Santarém, incluindo a renovação da rede periférica, controlo de acessos e videovigilância.
Assalto em Tancos

Tancos. Paióis vão fechar em definitivo

346
O ministro da Defesa confirmou esta quinta-feira que vai fechar definitivamente os Paióis Nacionais de Tancos por falta de condições. O material militar que lá está atualmente será transferido.
Assalto em Tancos

Chefe do Estado-Maior ouvido terça-feira

Na próxima terça-feira, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas vai ser ouvido na comissão parlamentar sobre o furto de Tancos. Em setembro, será a vez de do ministro Azeredo Lopes.
Forças Armadas

Tancos, as armas e a ópera bufa

731
A performance do CEMGFA não deixa de representar um grande “sacrifício pela Pátria”, o que não deixará de ser recompensado no próximo dia 10 de Junho com republicaníssima “Ordem da Tristíssima Figura”
Assalto em Tancos

Denúncia. Faltam militares para garantir segurança

1.366
Em comunicado, a associação sublinha que as "Forças Armadas Portuguesas têm um défice tremendo de pessoal" e que a instituição militar não tem condições para "garantir a defesa da soberania nacional."
Assalto em Tancos

PSD quer ouvir CEMGFA, SIRP e Segurança Interna

O PSD apresenta terça-feira um requerimento para ouvir com "urgência" o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os responsáveis do SIRP e Segurança Interna.
Assalto em Tancos

Tancos. Comandantes exonerados voltam às funções

2.621
Exército refere que averiguações internas permitiram "ultrapassar" as razões que levaram ao afastamento dos militares de cinco unidades com responsabilidade na segurança dos paióis de Tancos.
Assalto em Tancos

Exército informou Costa que vai encerrar Tancos

1.368
De acordo com o Expresso, o general Rovisco Duarte informou o primeiro-ministro e o ministro da Defesa que vai encerrar os Paióis de Tancos e que o exército está à procura de um local alternativo.
Assalto em Tancos

O iogurte de António Costa estava fora de prazo

8.363
Costa voltou de férias para "controlar a crise". Na verdade, para nos tomar a todos por parvos. E para humilhar ainda mais as Forças Armadas. Ou alguém acha que o furto de Tancos afinal não foi grave?
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos admite ter aceitado presentes

625
O secretário de Estado assumiu ter aceitado convites para ir a festivais e ao futebol. Descarta ainda que a austeridade tenha motivado o incêndio em Pedrógão e o assalto em Tancos.
Assalto em Tancos

Armas roubadas não são perigo para a segurança

9.187
António Costa disse hoje que foi informado logo a seguir ao roubo do material militar em Tancos que este não aumentava o perigo para segurança interna, nem havia associação a grupos terroristas.
Exército

General insinua: "Sabujo para cima cão para baixo"

2.054
O general Calçada disse, na apresentação de um livro, onde estava implícito o CEME, que agora era comum ser-se "sabujo para cima e um cão para baixo”. General diz que foi mal interpretado.
Governo

António Costa como "fenómeno mediático"

1.170
Ao contrário do SIRESP e da vigilância de Tancos, a "gestão política" do governo funcionava: ninguém discutia as cativações e esquecemos as viagens da Galp. Mais eis que nem a "gestão" já funciona.
Assalto em Tancos

Marcelo janta com chefes militares para os acalmar

395
O Presidente da República convocou um jantar com os quatros chefes militares para esta segunda-feira. O jantar tem como objetivo acalmar as tropas, na sequência do roubo de material militar em Tancos.
Assalto em Tancos

Costa convoca reunião sobre segurança militar

227
O primeiro-ministro convocou para terça-feira uma reunião sobre segurança em instalações militares com o chefe do Estado Maior das Forças Armadas e com os chefes dos três ramos militares.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro admite quebra de confiança

O ex-ministro António Figueiredo Lopes admitiu que o furto de material de guerra em Tancos pode gerar quebra de confiança nas instituições mas considerou prematuro assacar responsabilidades.
Assalto em Tancos

"Liderança do CDS não sabe o que o país precisa"

889
Na sequência das declarações de Assunção Cristas sobre o assalto a Tancos, o presidente do Grupo Parlamentar do PS acusou a liderança do CDS/PP de "se demitir das suas responsabilidades".
Assalto em Tancos

Carta aberta a quem ocupa a função de CEME

4.153
A sua postura na sequência da borrada de Tancos tem sido inqualificável. O senhor perdeu o respeito de todos; perdeu o respeito por todos e, ao que se topa, só não perdeu o respeito por si. Lá chegará
Assalto em Tancos

A patrulha e a banda

4.344
Em Tancos confrontámo-nos com o vexame da irresponsabilidade. Mas isso só aconteceu porque há anos que andamos a fugir do peso da responsabilidade. Tancos somos nós.
Assalto em Tancos

Tancos. "O importante é apurar tudo", diz Marcelo

217
Em Pedrógão Grande, numa cerimónia de homenagem às vítimas do incêndio, o PR recusou comentar as demissões de dois tenentes-generais este sábado. Mas vincou a necessidade de apurar responsabilidades.
Assalto em Tancos

Cristas: é tempo de Costa pôr "ordem na casa"

300
A presidente do CDS-PP defendeu que a demissão de dois generais do Exército na sequência do furto de armas em Tancos demonstra que já é tempo de o primeiro-ministro "pôr ordem na casa".
Assalto em Tancos

Dois tenentes-generais saem em conflito com CEME

775
José Calçada, comandante de Pessoal do Exército, demitiu-se este sábado por "divergências inultrapassáveis" com o CEME. Faria Menezes, comandante operacional das Forças Terrestres, também vai sair.
Assalto em Tancos

Tancos. Mercenários portugueses suspeitos do roubo

648
Os assaltantes que furtaram material de guerra dos Paióis Nacionais de Tancos há duas semanas farão parte de um grupo de mercenários portugueses, avança o semanário Expresso.
Fogo de Pedrógão Grande

Santos Silva defende atuação do Governo

612
Santos Silva diz que a ministra da Administração Interna está “a dar uma lição a toda a gente” na tragédia de Pedrógão Grande e espera que um incidente como o de Tancos não se torne na repetir.
Governo

Uma experiência do Terceiro Mundo

4.378
É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços.
Assalto em Tancos

Tancos. As explicações do ministro em 6 pontos

122
Ministro não tira consequências políticas e reitera confiança no chefe do Exército. Diz desconhecer que vedação precisava de ser reparada e rejeita peso das cativações. O que ficou da audição.
Assalto em Tancos

Tancos. Marcelo admite que foi "até ao limite"

O Presidente da República considerou que teve uma tomada de posição pública sem precedente face ao furto de material de guerra em Tancos, admitindo que foi "até ao limite" dos seus poderes.
Assalto em Tancos

Ministro: Chefe do Exército não deve ser demitido - como aconteceu

460
Uma semana e meia depois do assalto aos Paióis Nacionais de Tancos – com um balanço de centenas de armas de guerra furtadas –, Azeredo Lopes respondeu às questões dos deputados da comissão de Defesa.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro da Defesa ouvido no parlamento

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, vai responder no parlamento sobre o furto de material de guerra nos Paióis Nacionais de Tancos, Santarém.
Assalto em Tancos

Nível de segurança era o mínimo no dia do assalto

"Alfa+" era o estado de segurança da base de Tancos quando foi detectado o roubo de armamento de guerra, no final de julho. PJ não descarta que material esteja em Portugal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site