771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Programa de Governo

Orçamento do Estado

Execução do Mar 2020 em 96% até ao fim do ano

O programa Mar 2020 vai atingir, até ao final do ano, 96% de execução e irá estar pronto nos primeiros meses do próximo ano, adiantou a Ministra da Agricultura.
Ensino Superior

BE exige Programa de Apoio a Estudantes Deslocados

"É incompreensível que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa não tenha posto em prática este programa que ajudaria os milhares de estudantes de ensino superior", afirmou a vereação do BE.
Programa de Governo

Porto analisa candidaturas ao apoio à renda

"Acreditamos que podemos durante o mês de agosto começar a processar as candidaturas", disse Rui Moreira. O autarca destacou ainda que são mais de 1.000 as famílias que concorreram ao apoio à renda.
Segurança

Escola Segura é alargado ao Ensino Superior

O governante disse que "problemas sociais exigem respostas sociais" e que será reforçado o policiamento junto às residências universitárias. O Escola Segura é o programa mais antigo de proximidade.
Escolas

Municípios aprovam programa de dois mil milhões 

Programa governamental de recuperação e reabilitação de escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário foi aprovado esta quarta-feira na reunião do conselho diretivo da ANMP.
António Costa

Programa Bairros Saudáveis torna-se permanente

Primeiro-ministro afirmou que uma das grandes ambições que existe é "cada vez fazer mais a transferência do nosso foco no tratamento da doença para o foco na prevenção da doença e promoção da saúde".
Coronavírus

Programa Bairros Saudáveis "é um sucesso"

O ministro da Saúde considera o programa criado durante a Covid-19 uma "ideia muito bem sucedida" e ainda defende que este é uma "demonstração da visão de futuro" deste ministério.
Ciência

Governo: financiamento contra precariedade 

A ministra da Ciência indicou que o programa que está em fase de negociação será "cofinanciado por fundos europeus" e será lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
PAN

IRS: PAN propõe atualização intercalar de escalões

Inês de Sousa Real apresenta um projeto de resolução ao Governo que "preveja no Programa de Estabilidade 2023- 2027 e no Programa Nacional de Reformas 2023" a atualização intercalar do IRS.
Programa de Governo

A última palavra dos Lusíadas devia ser impostos

O programa de Governo é uma espécie de TED Talk em que a conversa desemboca, sempre, em pagarmos mais impostos. No fundo é uma TAX Talk. Muito paleio de chacha e ainda mais carga fiscal.
Guerra na Ucrânia

Descida acentuada do ISP substitui Autovoucher 

Descida mais acentuada do imposto petrolífero avança em maio para substitui Autovoucher. Medida é temporária custa 80 milhões de euros em perda de receita por mês e será reavaliada a cada trimestre.
Programa de Governo

Marcelo assume hipótese de haver OE retificativo

Presidente da República compreende que Governo não mude o programa em função da guerra na Ucrânia e da pandemia, tendo em conta a incerteza quanto à sua duração, mas não descarta essa possibilidade.
Programa de Governo

Faladores ou discretos: dez ministros entram na AR

Na bancada do Governo, Medina trocou vários dedos de conversa com Adão e Silva. Já Costa Silva esteve mais recatado junto a Fortunato e Sarmento e Castro. Mas falou de cor da sua visão estratégica.
Emissão Especial

"Foi este o caminho que os portugueses escolheram"

A Ministra da Presidência promete "um projeto para quatro anos e meio". Mariana Vieira da Silva destaca o trabalho feito pelo Governo que, diz a ministra, desmentiu "os prognósticos da oposição".
Emissão Especial

"Por nós haveria mais rigor e menos facilitismo"

O líder do PSD considera que "o Governo começou finalmente a perceber a desgraça para que atirou os serviços públicos". Rui Rio deixa o apelo para que o executivo leve a cabo reformas estruturais.
Emissão Especial

"PS não faz ideia de como pôr Portugal a crescer"

O líder da bancada parlamentar da Iniciativa Liberal considera que o novo programa de governo é uma cópia do programa de 2019. Rodrigo Saraiva acusa o executivo de ser "Estadocêntrico". 
Emissão Especial

"Governo de maioria absoluta não tem desculpas"

Inês Sousa Real critica o programa do Governo, diz que "precisa de muitas voltas para ser aplicado". A deputada do PAN do partido garante ainda que vai votar contra a moção de rejeição do Chega. 
Programa de Governo

Financiamento da segurança social vai ser debatido

Ana Mendes Godinho anotou que a privatização da segurança social deixou de ser falada. Mas pediu debate sobre as suas fontes de financiamento. E garante diálogo na concertação social.
Programa de Governo

Carvão não, renováveis são a energia da liberdade

Duarte Cordeiro recusa recuar na transição energética para responder à crise energética. Renováveis são a via para a independência. Taxar lucros extraordinários? Ministro prefere mutualizar ganhos.
Novo Governo

Costa Silva estreia-se e já com promessas no bolso

António Costa Silva estreou-se no Parlamento como ministro da Economia e Mar. Com o PSD a considerar que o seu discurso mostra apenas um sonho e não a realidade, Costa Silva já fez promessas.
Emissão Especial

O programa de Governo é suficiente?

Programa "negacionista", de "banalidades" e "sem resposta à inflação". Moção de rejeição "não é de extrema-direita, mas de extrema necessidade". Alguns pontos da análise dos partidos do Parlamento.
E o vencedor é...

PCP e BE. Ou uma lata de refrigerante a perder gás

"Oposiçãozinha" do PCP e BE. Passou uma hora e meia de debate até que entra algum protagonista à esquerda do PS. Não se percebe se Rio não sabe como funciona a Justiça ou se quer só embirrar com o MP.
Programa de Governo

Orçamento na próxima semana pode chegar até julho

Com o Orçamento do Estado a entrar na próxima semana na Assembleia da República, o documento poderá até entrar em vigor durante o mês de junho ou até início de julho.
Novo Governo

Ganho extra das renováveis vai financiar preços

António Costa diz que serão os ganhos "extraordinários e inesperados" dos produtores renováveis a financiar o controlo do preço da eletricidade em Portugal e Espanha. Sem criar défice para clientes.
E o vencedor é...

Pesquise no Google: "Polémicas Faculdade Direito"

"Castas absolutas" na Faculdade Direito de Lisboa e polémicas recorrentes. Mas nem tudo é mau: nota positiva à criação do canal de denúncias. PSD "fechado para obras" e o "velho PCP" que está de volta
Programa de Governo

Costa apresenta Programa do Governo quinta-feira

Documento contém políticas estruturais para a legislatura e será em breve complementado com medidas orçamentais de resposta à crise. Chega vai apresentar moção de rejeição.
PCP

PCP não apoia Chega na moção de rejeição

Comunistas recusam acompanhar partido de André Ventura e salientam que interesses económicos que o Chega preconiza são "exatamente o oposto da defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo".
Partido Chega

Chega faz moção de rejeição ao programa do Governo

André Ventura considera que programa do Governo é "propaganda eleitoral" e o "mais vago dos últimos 25 anos", além de o considerar inapto face às consequências provocadas pela guerra na Ucrânia.
Programa de Governo

Empresários: falta "ambição" a programa do Governo

Programa de Governo é "insuficiente" para atingir objetivos e "as políticas públicas anunciadas não se ajustam à atual conjuntura e aos desafios", diz Associação Empresarial de Portugal.
E o vencedor é...

Um plano de Governo feito "à cábula"

Congresso do CDS ou um meme? Para Nuno Melo, o país não tem problemas. O "programa surreal" do Governo que não se adaptou ao contexto geopolítico, onde "inflação" mais parece um termo mitológico
Programa de Governo

Alterações à lei laboral não voltam à concertação

Ministra não esclareceu se medidas negociadas à esquerda vão manter-se na Agenda que seguir para o Parlamento. UGT avisa: não será admissível que documento seja alterado sem ir à concertação social.
Programa de Governo

Copy paste, vazio, não adaptado, analisa oposição

O programa do Governo foi entregue esta sexta-feira e a oposição vê nele um documento não adaptado à realidade atual.
Programa de Governo

PS confronta PSD: Não leu programa eleitoral do PS

"Aparentemente o PSD nem sequer leu o programa eleitoral do PS durante a campanha eleitoral", comenta PS, numa reação ao que o PSD disse de não ter lido, ainda, programa do Governo.
Programa de Governo

PSD aponta falta de "espírito reformista" 

Numa primeira reação ao programa do Governo, Duarte Pacheco, deputado do PSD, diz que "a repetir aquilo que se fez dificilmente" haverá "resultados diferentes".
Programa de Governo

Governo quer criar 20.000 vagas em creches

Executivo quer criar, esta legislatura, 20.000 novos lugares nas creches e modernizar 18.000. Compromisso é mais ambicioso do que o que o PS inscreveu no programa eleitoral.
Programa de Governo

Como a guerra alterou os planos de Costa

Na energia há apenas promessa de medidas, na Defesa desapareceram as metas de aumento de despesa embora a intenção seja reforçada. A segurança alimentar entra diretamente para prioridade.
Noticiário

13h. Governo já entregou programa ao Parlamento

Ministra adjunta e dos assuntos parlamentares explica que programa eleitoral do PS teve de ser reajustado por causa da guerra. E ainda, o Eurostat prevê um novo máximo da inflação na zona Euro.
Governo

Abertas candidaturas para centros de formação

No total, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, o Governo prevê que 25.500 funcionários públicos "aumentem um nível de qualificação até ao final do 1.º trimestre de 2026".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos