791kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Programa de Governo

Comércio

CCP "torce nariz" à fixação de metas salariais

"Não há governos a prazo", diz o presidente da Confederação do Comércio e Serviço, frisando a importância da Concertação Social num parlamento dividido e pede cuidado na fixação de metas salariais.
Resposta Pronta

Choque fiscal. "Montenegro enganou os eleitores"

Jorge Costa, dirigente do BE, afirma que Luís Montenegro procurou "omitir de forma deliberada" que o acrescento de IRS é apenas de 200 milhões. O ex-deputado pede ao PSD que "reconheça a aldrabice".
Emissão Especial

IRS. "Não se pode reduzir a falta de comunicação"

A líder parlamentar do PS anuncia que vai pedir um debate de urgência com o ministro das Finanças para esclarecer a descida do IRS. Alexandra Leitão rejeita que tenha sido "erro de comunicação".
Resposta Pronta

IL e IRS: "Governo não mentiu, mas comunicou mal"

À Rádio Observador, o deputado da Iniciativa Liberal Carlos Guimarães Pinto admite que "tecnicamente" não há uma mentira, mas que o PSD não comunicou bem. Desvaloriza ainda o "alívio" de PS e PSD.
Educação

Associação quer mudanças no ensino profissional

O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais definiu a sustentabilidade financeira como prioridade. O Programa do Governo deixou Amadeu Dinis "com a expectativa muito elevada".
Noticiário

7h. Incêndio num prédio em Lisboa faz 18 feridos

O incêndio começou no terceiro andar de um edifício em Campo de Ourique, pelas 2 da manhã. Ainda neste jornal, continuamos com as reações ao programa do Governo.
Programa de Governo

Seis pontos para saber o que se passou no debate

Montenegro estreou-se no Parlamento como primeiro-ministro e aproveitou o Programa do Governo para alimentar tese: não rejeitar significa dar condições para governar. Teoria não agradou a PS e Chega.
Novo Governo

Fact Check ao debate do Programa do Governo

Observador está a fazer a verificação das afirmações que primeiro-ministro e oposição têm feito no debate do Programa do Governo: da utilização de fundos europeus aos seguros de saúde e à pobreza.
Noticiário

13h. PM anuncia medidas no debate do programa

Montenegro fez vários anúncios, desde logo a descida do IRS, que vai ser aprovada na próxima semana. Ainda neste jornal, as intervenções dos partidos no arranque da discussão do programa do Governo.
Emissão Especial

PNS: "Cenário macroeconómico do PSD eclipsou-se"

O secretário-geral do PS é o primeiro a intervir no debate. Pedro Nuno Santos acusa PSD de ter “mudado de posição” sobre votações de orçamentos e diz que cenário macroeconómico do PSD "eclipsou-se".
Emissão Especial

"PSD não vai pôr em causa estabilidade política"

No discurso de abertura do debate, Montenegro diz que não rejeitar o Programa do Governo significa “permitir ação governativa” e afirma que "não será o PSD a pôr em causa a estabilidade política”.
Resposta Pronta

"Penso que medidas sobre receitas avançam em 2025"

O economista defende que alívio fiscal tem de avançar "mais perto do inicio do mandato do que do fim". António Nogueira Leite acredita que "Governo está a perceber o real estado das finanças públicas"
Resposta Pronta

Farmácias. "Objetivo é trabalhar em cooperação"

A presidente da Associação Nacional de Farmácias garante que farmacêuticos estão prontos para alargamento de competências proposto pelo Governo. Ema Paulino diz que objetivo é a cooperação na saúde.
Resposta Pronta

Carreiras. "Governo deve fazer esforço adicional"

O secretário-geral da FNE diz que Governo devia fazer "esforço adicional" na recuperação do tempo. Pedro Barreiros diz que descongelamento deve acontecer na totalidade durante a legislatura.
Noticiário

2h. PS anuncia abstenção nas moções de rejeição

Um anúncio feito por Alexandra Leitão na qualidade de líder parlamentar do PS. O partido vai abster-se nas votações "mas que isso não significa que concorde com o caminho escolhido pelo PSD".
Programa de Governo

Proprietários satisfeitos e inquilinos preocupados

"Parece-nos que este Governo vai no sentido correto", resume o representante dos proprietários. Os inquilinos criticam o programa: "uma política assistencialista, através de subsídios e compensações".
Direto ao Assunto

"É um programa insuficiente e que fica aquém"

Mariana Leitão aponta que embora não haja nada no programa capaz de constituir um prejuízo imediato, as medidas apresentadas ficam aquém das expectativas.
Resposta Pronta

Arrendamento não se resolve com "fezadas"

O presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses aceita os apoios aos inquilinos mais vulneráveis, mas entende que esta ajuda, por si só, vai acabar por favorecer apenas os proprietários.
Direto ao Assunto

Pedro Frazão. "Chega sente-se copiado"

Apesar de considerar positiva inclusão e medidas do Chega no documento, Pedro Frazão acusa Montenegro de "desonestidade" por ir atrás de propostas que criticou, mas recusa "ajuste de contas" no OE.
Direto ao Assunto

"Há discrepância entre promessas e programa da AD"

Isabel Mendes Lopes, líder parlamentar do Livre, diz também que o executivo de Luís Montenegro devia ter dialogado com os restantes partidos da AR antes de apresentar o novo programa de Governo.
Resposta Pronta

"Governo dá sinal de querer pontes com partidos"

A colunista do Observador e editora do jornal Nascer do Sol considera que o executivo do PSD tenta também garantir diálogo para o próximo Orçamento do Estado.
Noticiário

15h. Governo não fala das buscas à CM de Cascais

O Ministro da Presidência afirma que o Governo aguarda esclarecimentos sobre as buscas que envolvem alegadamente Miguel Pinto Luz. Ainda neste jornal, vamos olhar para medidas do programa de Governo.
Noticiário

14h. Governo não comenta já as buscas em Cascais

O ministro da Presidência afirma que o Governo aguarda esclarecimentos sobre a operação em Cascais para se pronunciar. Também neste jornal, conheça algumas das medidas do novo programa de Governo.
Programa de Governo

Médico de família primeiro para os "mais frágeis"

Governo deve priorizar idosos e crianças que não tenham médico de família mas objetivo é dar resposta a todos até final do próximo ano. ULS que integram grandes hospitais vão ser revistas.
Defesa

Militares com subida "significativa" de salários

Depois de os militares ameaçarem sair à rua em protesto se a exigência de melhores salários e carreiras não tivesse resposta, Governo inscreve medida no programa para os próximos anos.
Noticiário

13h. Executivo apresenta programa do Governo

O programa do Governo foi apresentado por António Leitão Amaro e inclui "60 medidas" de programas de outros partidos. Ainda neste jornal, IL tem "baixas expectativas" para as propostas do executivo.
Emissão Especial

"Programa adota medidas de outros partidos"

O ministro da Presidência apresentou o programa do Governo que inclui "60 medidas" de programas eleitorais de outros partidos. António Leitão Amaro continua sem esclarecer o Orçamento Retificativo.
Noticiário

7h. Executivo aprova hoje o Programa de Governo

O Programa de Governo de Montenegro deve estar alinhado com o programa com que AD foi a votos nas últimas eleições. Ainda neste jornal, Chega vai votar contra a moção de rejeição do PCP ao Governo.
Noticiário

14h. Programa de governo aprovado 4ª feira

O Conselho de Ministros aprova o Programa de Governo na próxima 4ª feira. Sérgio Conceição vai ver com atenção o dérbi de mais logo entre Benfica e Sporting.
Noticiário

15h. Hamas. EUA vão pagar caro por apoio a Israel

Um oficial do grupo palestiniano, diz que a guerra em Gaza está a mostrar ao mundo a verdadeira faceta da ocupação israelita. Ainda neste jornal, programa de governo vai ser entregue dia 10 de abril.
Orçamento do Estado

Execução do Mar 2020 em 96% até ao fim do ano

O programa Mar 2020 vai atingir, até ao final do ano, 96% de execução e irá estar pronto nos primeiros meses do próximo ano, adiantou a Ministra da Agricultura.
Ensino Superior

BE exige Programa de Apoio a Estudantes Deslocados

"É incompreensível que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa não tenha posto em prática este programa que ajudaria os milhares de estudantes de ensino superior", afirmou a vereação do BE.
Programa de Governo

Porto analisa candidaturas ao apoio à renda

"Acreditamos que podemos durante o mês de agosto começar a processar as candidaturas", disse Rui Moreira. O autarca destacou ainda que são mais de 1.000 as famílias que concorreram ao apoio à renda.
Segurança

Escola Segura é alargado ao Ensino Superior

O governante disse que "problemas sociais exigem respostas sociais" e que será reforçado o policiamento junto às residências universitárias. O Escola Segura é o programa mais antigo de proximidade.
Escolas

Municípios aprovam programa de dois mil milhões 

Programa governamental de recuperação e reabilitação de escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário foi aprovado esta quarta-feira na reunião do conselho diretivo da ANMP.
António Costa

Programa Bairros Saudáveis torna-se permanente

Primeiro-ministro afirmou que uma das grandes ambições que existe é "cada vez fazer mais a transferência do nosso foco no tratamento da doença para o foco na prevenção da doença e promoção da saúde".
Coronavírus

Programa Bairros Saudáveis "é um sucesso"

O ministro da Saúde considera o programa criado durante a Covid-19 uma "ideia muito bem sucedida" e ainda defende que este é uma "demonstração da visão de futuro" deste ministério.
Ciência

Governo: financiamento contra precariedade 

A ministra da Ciência indicou que o programa que está em fase de negociação será "cofinanciado por fundos europeus" e será lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
PAN

IRS: PAN propõe atualização intercalar de escalões

Inês de Sousa Real apresenta um projeto de resolução ao Governo que "preveja no Programa de Estabilidade 2023- 2027 e no Programa Nacional de Reformas 2023" a atualização intercalar do IRS.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora