Sete elementos da PSP partem este sábado rumo à cidade de Brasília onde vão colaborar com a polícia brasileira, durante o Campeonato do Mundo 2014. O convite partiu da Polícia Federal, depois de vários períodos de formação e treino com a PSP nomeadamente com a Unidade Especial de Polícia.

De acordo com a Direção Nacional da PSP, no local vai estar uma equipa fixa de três elementos, coordenada pelo comissário Cavaleiro, e uma equipa móvel, a cargo do intendente Gouveia. A equipa fixa será assegurada pelo Ponto Nacional de Informação de Futebol – o departamento da PSP que trabalha exclusivamente informações relacionadas com o futebol e com o movimento de adeptos. Estes polícias vão trabalhar em Brasília no Centro de Cooperação Policial Internacional. Já a equipa móvel vai estar em todos os locais onde a Seleção Nacional jogar. E vai ter como missão controlar os movimentos dos adeptos portugueses e prestar-lhes auxílio.

A Direção Nacional da PSP lembra esta quarta-feira, em comunicado, outros eventos onde se destacou em Portugal, como o Euro 2004, a Cimeira da Nato ou o Rock in Rio. E refere que “com bastante antecipação” já tinha realizado fóruns e fornecido formação e treino às “diversas valências policiais de diversos corpos e forças policiais brasileiras”.

A PSP informa que nas imediações de cada estádio, onde vão decorrer os jogos da Seleção Nacional, estará instalada uma equipa móvel de apoio e proteção consular portuguesa. E aponta uma série de recomendações disponíveis no site da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

 

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR