820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Adeptos

Euro 2024

Sérvia ameaça abandonar Euro2024

Federação sérvia condenou "comportamento racista vergonhoso" dos adeptos albaneses e croatas e considera que jogo devia ter sido suspenso. Se não houver castigos, ameaça deixar torneio.
Futebol

FC Porto cessa protocolos com Super Dragões

O programa de André Villas-Boas prevê, entre outras medidas, uma "análise forense aos processos de bilhética" entre os grupos organizados de adeptos e o clube devido à operação bilhete dourado.
Futebol

UEFA: Portugal vai ter assistência em pé

A UEFA prolongou o Programa de Observação de Lugares em Pé para a época 2024/25 e o alargou para países como Portugal e Bélgica, com o objetivo de obter "maior diversidade de dados".
FC Porto

Morte de adepto. Arguidos conhecem acórdão

O Ministério Público já tinha pedido pena máxima para três dos setes suspeitos da morte do adepto do FC Porto salientando a natureza "vil e mesquinha" do ataque.
Benfica

Schmidt não perdoa insultos em Faro

Durante a antevisão ao encontro com o Sporting de Braga, Schmidt vincou que compreende "a desilusão e as críticas", mas reiterou que "há limites" para a forma como os adeptos se manifestam.
Noticiário

14h. Benfica. Schmidt não perdoa adeptos

EUA e China apelam a uma relação de cooperação e respeito entre os dois países. O treinador do Benfica não perdoa os adeptos que atiraram garrafas e cuspiram nos jogadores após o jogo com o Farense.
FPF

FPF abre processo ao jogo Chaves-Estoril

A abertura deste processo acontece devido à "factualidade constante dos relatórios oficiais de jogo", quando uma invasão de campo resultou em agressões entre adeptos flavienses e jogadores do Estoril.
Benfica

Rui Costa diz a adeptos que críticas têm "limites"

Após o triunfo por 3-1 frente ao Farense, os "encarnados" deixaram o recinto do Farense sob protestos dos adeptos. Presidentedo Benfica atira: "Pela segunda vez, em Faro, ultrapassámos os limites."
Futebol

Futebol: estádios seguros e com recorde de adeptos

Diretora executiva coordenadora da LPFP considera estádios seguros para adeptos e divulga subida de 43,4% na taxa de ocupação. Refere ainda melhorias na qualidade dos jogos dos escalões profissionais.
Desporto

420 impedidos de entrar em recintos desportivos

421 adeptos ficaram impedidos de aceder a recintos desportivos, sendo que 294 são membros de Grupos Organizados de Adeptos. Maioria das interdições foi por posse/uso de artefactos pirotécnicos.
Benfica

Schmidt: adeptos estão "muitos satisfeitos"

Na conferência de antevisão do próximo jogo, Schmidt diz que maioria dos adeptos estão "muito satisfeitos" e que "ganhando sempre, é possível fazer uma primeira volta melhor do que na época passada".
Desporto

118 adeptos sem aceder a recintos desportivos

Entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2023, 118 adeptos foram impedidos de entrar em recintos desportivos. 49% das medidas foram aplicadas como cautelares e 51% como sanções acessórias.
Adeptos

Liga portuguesa perdeu adeptos no pós-Covid

Portugal perdeu 20 mil adeptos nos estádios face à última época sem restrições da Covid-19. Liga voltou a falhar objetivos anuais de assistências e tem pior taxa de ocupação dentro do top-10 da UEFA.
Itália

Itália proíbe número 88 nas camisolas de futebol

O ministro do Interior italiano anunciou a proibição do número 88 nas camisolas de futebol depois de adeptos de vários clubes utilizarem o numero como forma de associação neonazi.
Taça de Portugal

As peripécias da festa da Prova Rainha

Milhares deslocaram-se para o Estádio Nacional em busca da conquista da 83.ª edição da Prova Rainha, que contou com a mistura de adeptos de FC Porto e Sp. Braga com muito fair-play.
Noticiário

11h. Taça. Já há festa no Jamor

Taça de Portugal. Adeptos começam a chegar ao Jamor. Susana Peralta analisa mudanças nos Certificados de Aforro.
Liga Europa

Três feridos e sete detidos antes da final

As ruas da capital da Hungria, que recebe a final entre Sevilha e Roma, foram palco de confrontos. A polícia refere que foram efetuadas "acusações de hooliganismo" e que sete adeptos foram detidos.
Futebol

Cinco detenções antes do dérbi lisboeta

Antes do início do jogo, cinco adeptos foram detidos por posse de arma proibida, resistência e coação, ofensa à integridade física de um agente e desobediência à interdição de acesso aos recintos.
Três Toques

Messi à espera de quê? "Está a fazer-se difícil"

Messi pode vir a ganhar 500 milhões de euros por ano na Arábia. Temos um problema difícil de resolver entre CR7 e Georgina. No Brasil, milhares de adeptos fazem fila para pedir desculpa a Luís Castro.
PSP

PSP pede uso dos autocarros até ao estádio da Luz

Face ao fecho da linha azul, a PSP sugeriu aos adeptos que, de forma a evitar constrangimentos no trânsito, utilizem os autocarros que o metro de Lisboa assegurou para chegarem ao Estádio da Luz.
Juventus

Lukaku terá sido alvo de insultos racistas

Durante o empate (1-1) entre Juventus e Inter, Romelu Lukaku terá sido alvo de insultos racistas por parte os adeptos adversários. A Juventus refere que está a investigar a situação.
Adeptos

Inter. UEFA responsabiliza organização do FC Porto

UEFA diz estar a investigar queixa apresentada pelo Inter Milão relativa aos adeptos do clube italiano que não conseguiram entrar no estádio do Dragão. Órgão remeteu responsabilidade ao organizador.
Resposta Pronta

"Promotores vivem de costas voltadas aos adeptos"

Os adeptos protestam este fim-de-semana contra a proibição do uso de pirotecnia nos estádios. A presidente da Associação de Defesa dos Adeptos defende que esta lei viola os direitos dos adeptos.
Desporto

Adeptos. Criminalização da pirotecnia é repressora

A presidente da Associação Portuguesa de Defesa do Adeptos diz que a moldura penal prevista de até cinco anos de prisão "coloca este ilícito penal ao lado de crimes como o lenocínio e a corrupção".
Futebol

Número de adeptos banidos é o maior de sempre

A maioria dos motivos para a interdição de adeptos esteve relacionada com posse ou uso de artefactos pirotécnicos (25), incitamento à violência, racismo, xenofobia (48) e agressões (17).
Noticiário

23h. Paris. Adeptos marroquinos confrontam polícia

Depois da vitória sobre Portugal por 1-0, os marroquinos saíram à rua na zona dos Campos Elísios, em Paris. Imprensa francesa diz que os adeptos cometeram atos de vandalismo e polícia respondeu.
Emissão Especial

"Temos de ganhar, é a única hipótese"

A reportagem da Rádio Observador numa esplanada em Lisboa, na zona de Entrecampos, a conhecer as perspectivas dos adeptos portugueses. Apenas um desejo: "temos de ganhar!". 
Noticiário

11h. Qatar. Adeptos sem bilhete geram preocupação

Cerca de 10.000 adeptos marroquinos sem bilhete vão ficar junto ao estádio, numa zona delimitada pelas autoridades. Ainda neste jornal, prevê-se um fim de semana de constrangimentos nas urgências.
Três Toques

Diogo Costa faz (novamente) história na Champions

Guarda-redes tornou-se o primeiro de sempre a defender três penáltis numa edição da Champions numa noite em que FC Porto venceu e Sporting empatou. No Brasil, a festa do Palmeiras e de Abel foi adiada
Benfica

Champions. Benfica multado em 50 mil euros

Encarnados terão que pagar um total de 55.875 euros, na sequência de problemas nas bancadas no jogo com o Paris Saint-Germain. Sporting também recebeu um aviso oficial da UEFA.
Desporto

203 adeptos impedidos de entrar em estádios

Relatório da APCDV refere que a "maioria dos adeptos impedidos foram identificados pelas forças policiais por utilização de pirotecnia" e estão ligados a claques.
Segurança

Polícia detém 1 adepto do PSG e identifica mais 25

Operação especial levada a cabo desde a véspera do jogo envolveu várias valências da PSP e obrigou à utilização da força na Avenida do Colégio Militar antes do jogo.
Reportagem Observador

O último adeus ao "pequeno genial" na Luz

Centenas de adeptos despediram-se de Fernando Chalana no Estádio da Luz, numa homenagem que juntou pais, netos e avós. O eterno "símbolo do Benfica", fica para sempre na história do futebol.
E o vencedor é...

Santos Silva/Ventura. Temos o PREC que merecemos

Santos Silva convenceu-se de que era o capitão de abril a lutar contra o fascismo, Ventura o herdeiro de Sá Carneiro. A doença crónica da TAP e a falta de planeamento que resultou no caos em Guimarães
Resposta Pronta

Guimarães. "Forças de segurança não cooperaram"

Hugo Costeira, vice-presidente do Observatório de Segurança Interna, diz que poderia ter havido reforço de policiamento por parte de uma unidade de intervenção da GNR de Braga em Guimarães.
A História do Dia

Chalanix, o génio tímido que explodia em campo

Fernando Chalana morreu esta quarta-feira aos 63 anos. Bruno Vieira Amaral é escritor, benfiquista e ajuda a recordar a vida do jogador de futebol que encantou gerações de adeptos.
PSP

PSP deteve dois adeptos que feriram polícias

A PSP deteve dois adeptos que arremessaram objetos e feriram três polícias em Braga, um dos quais teve necessidade de receber tratamento hospitalar. Os incidentes ocorreram antes do jogo.
Três Toques

City criou um cachecol inteligente. Saiba como

City criou um cachecol inteligente que com um chip consegue medir as reações fisiológico-emocionais dos adeptos e perceber o que mais mexe com eles durante o jogo. Por fim, a 44ª Olimpíada de Xadrez.
Noticiário

12h. Corte do apoio da Seg. Social é reavaliação

Instituto de Segurança Social diz que se trata de uma reavaliação previamente prevista no programa. E a PJ deteve nove pessoas ligadas ao homicídio de um adepto nos festejos do título do FC Porto.
Desporto

"Depois do velório, veio o vulcão"

As emoções de João Coelho ao acompanhar os desenvolvimentos na luta pela manutenção na Primeira Liga tornaram-se virais. O adepto confessa que, "em tantos anos de futebol, nunca viveu nada assim".
Resposta Pronta

"Tantos anos no futebol e nunca vivi esta emoção"

As imagens deste adepto do Moreirense a emocionar-se enquanto ouvia o relato em pleno estádio correram o país. João Coelho diz que viveu um turbilhão de emoções no jogo "o estádio parecia um vulcão".
Adeptos

As claques, o futebol e a Justiça

Urge extinguir as claques organizadas, passando todos os seus membros à categoria de adeptos, onde serão todos tratados da mesma forma, sem qualquer estatuto de excepção.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

FLASH SALE - Assine o Observador
a partir de 0,12€/ dia
FLASH SALE Assine o Observador
a partir de 0,12€/ dia
*exclusiva para novos assinantes