António Costa fez chegar a António José Seguro um anteprojeto de regulamento para as eleições primárias. No texto, a que o Observador teve acesso, o autarca de Lisboa propõe um duplo olhar para as eleições que servirão para escolher o candidato do partido a primeiro-ministro: uma comissão de organização, liderada por Jorge Coelho; e uma comissão de fiscalização, liderada por António Vitorino. Na próxima quinta-feira, a comissão política do partido vai discutir o regulamento. A proposta de Seguro ainda não é conhecida.

Na proposta que entregou hoje à direção do partido (ver em anexo a proposta. Na última versão altera-se a data das eleições para dia 14), António Costa quer que estas comissões sejam votadas por dois terços da direção política.

No regulamento, Costa define ainda o universo eleitoral. Quer não só os militantes mas também os simpatizantes. E quem são os simpatizantes:

  • “São as pessoas que: Não pretendendo estabelecer uma relação de filiação no Partido Socialista, e não sejam militantes de outros partidos, declaram que se identificam com a Declaração de Princípios do PS;
  • Os militantes da Juventude Socialista com mais de 18 anos que não estejam filiados no PS”

Além destas propostas, os apoiantes de António Costa abrem a porta ao registo eletrónico. E, pegando na lei geral para todas as eleições, propõem que todos os nomes, sejam de militantes sejam de simpatizantes, sejam tornados públicos nos cadernos eleitorais até uma semana antes do escrutínio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António José Seguro tinha apresentado as linhas gerais da proposta de regulamentos na comissão política que aprovou as primárias para dia 28. E aí defendia a realização de três debates. Depois, Seguro desafiou Costa para debates de imediato e o autarca disse que era prematuro. Agora, na proposta de regulamentos, o autarca inscreve a realização de pelo menos três debates.

 

 

Documentos