Portugal é quem tem as contas mais difíceis no grupo G para chegar à próxima fase do Mundial: 7% de hipóteses. O Gana, com quem a seleção nacional vai jogar na próxima quinta-feira, tem 16%, enquanto a Alemanha e os Estados Unidos estão ambos acima dos 50%. Os germânicos são já dados como favoritos com 99% de probabilidade de avançarem para os oitavos de final na Mundial do Brasil.

“Matematicamente” é uma das palavras mais repetidas desde a madrugada desta segunda-feira, não só pelos comentadores portugueses, mas também norte-americanos. O Upshot fez as contas e calculou que Portugal tem apenas 7% de probabilidade de avançar para os os oitavos de final devido não só a precisar de uma vitória contra o Gana e ao seu diferencial de golos face às restantes equipas do grupo (a seleção de Portugal é quem tem mais golos sofridos), mas também à sua dependência face ao resultado do Alemanha-Estados Unidos que acontece também na quinta-feira às 17h – em simultâneo com Portugal-Gana.

O empate desta madrugada também não ajudou os Estados Unidos que precisam ganhar à Alemanha ou empatar e esperar que Portugal ganhe ao Gana por poucos. A probabilidade da equipa dos Estados Unidos passar à próxima fase é mesmo assim muito superior à de Portugal, situando-se nos 78%. A Alemanha é quem tem a vida mais facilitada com um maior diferencial de golos (quatro marcados a Portugal).

O grupo da seleção nacional e o grupo E (Honduras, Equador, França e Suíça) são os únicos em que todas as equipas ainda têm hipótese de passar à próxima fase do Mundial ou serem eliminadas, não havendo assim nenhuma equipa apurada, nem nenhuma equipa eliminada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR