O secretário-geral do PS aceitou o nome do ex-ministro socialista Jorge Coelho para presidir à comissão organizadora das eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro, disse à agência Lusa fonte deste partido.

A posição do líder socialista foi transmitida na parte final da reunião da comissão política nacional do PS dedicada à discussão e votação da proposta de regulamento das eleições primárias de 28 de setembro, ato eleitoral que será aberto à participação de simpatizantes.

O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, propôs no domingo o nome de Jorge Coelho para presidir à comissão organizadora das eleições primárias e o ex-comissário europeu António Vitorino para liderar a comissão de fiscalização.

No entanto, a direção dos socialistas tem manifestado oposição à ideia dos apoiantes de António Costa no sentido de ser criado um órgão próprio de fiscalização das eleições primárias, entendendo que os casos omissos que surgirem ao longo do processo poderão ser decididos pela comissão nacional de jurisdição do PS.

Os apoiantes de António Costa, porém, consideram que a comissão nacional de jurisdição não oferece garantias de credibilidade.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR