A proposta da Galp Energia ganhou o segundo leilão de energia da Deco, na modalidade de eletricidade simples e dual simples (gás e eletricidade), foi terça-feira anunciado por aquela associação de defesa do consumidor. Na modalidade dual bi-horária (gás e eletricidade), o leilão foi ganho pela proposta da Gold Energy, num ato que teve uma adesão superior a 160 mil subscritores, segundo a associação.

A Deco garante aos consumidores participantes no leilão, e aos que contratem os tarifários propostos, contratos isentos de cláusulas lesivas e sem penalização por cessação antecipada do contrato de fornecimento, bem como níveis elevados de qualidade no serviço de apoio a clientes.

Segundo a Deco, com este leilão foi conseguido travar o aumento médio de 2,4 % nas tarifas, previsto para 01 de julho, além da poupança anual dos tarifários vencedores, bem como impedido que o tarifário dual continuasse a ser indexado aos aumentos trimestrais do regulador.

Desta forma, os consumidores que aderirem aos tarifários vencedores poderão beneficiar de um preço fixo de gás até à revisão anual de julho de 2015 e só vão ver a sua tarifa de eletricidade revista em janeiro de 2015. Ainda de acordo com a Deco, os cerca de 160 mil subscritores do leilão vão começar a receber os cálculos de poupança personalizados a partir de 15 de julho, para decidirem se querem ou não mudar de comercializador.

O primeiro leilão de energia da Deco, realizado em 2013, abrangeu cerca de 600 mil consumidores e foi ganho pela espanhola Endesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR