O presidente do Conselho Económico e Social (CES) Silva Peneda escusou-se hoje a concretizar se aceitaria um convite para ser comissário europeu, situação que disse depender do primeiro-ministro, da Comissão Europeia e do convidado “que é o último a saber”.

“É uma situação que depende de três pessoas: do primeiro-ministro, do presidente da Comissão Europeia e do convidado. Normalmente o convidado é último a saber e portanto eu não posso dizer nada porque não sei de nada sobre esse assunto”, afirmou Silva Peneda à margem de uma conferência sobre Modelo Social Europeu que hoje decorreu no Porto.

Questionado sobre se estaria disponível para aceitar tal cargo, respondeu que “depende de muitas coisas, até do dia em que for convidado”. Sem pôr de parte a hipótese, acrescentou que na sua vida “nunca” fez planos pelo que “se o problema aparecer” terá então de o resolver “ou de uma forma positiva ou de uma forma negativa”. “Portanto não vale a pena estar aqui a conjeturar sem saber se esse problema se vai pôr”, referiu, lembrando ainda que já esteve “cinco anos em Bruxelas” pelo que “não é nada que não conheça”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR