Os reis Felipe VI e Letizia de Espanha realizam esta segunda-feira uma visita oficial a Portugal, a primeira como monarcas, encontrando-se com o Presidente da República, com a presidente da Assembleia da República e com o primeiro-ministro.

De acordo com informação divulgada pela Presidência da República, a visita oficial dos reis de Espanha inicia-se pelas 11h20 no Palácio de Belém, onde serão recebidos com honras militares.

Após a assinatura do Livro de Honra, o Presidente da República e a mulher, Maria Cavaco Silva, encontram-se com os reis de Espanha, estando prevista depois uma reunião entre Cavaco Silva e Felipe VI, com a participação das respetivas delegações, no final da qual haverá declarações à comunicação social.

Paralelamente, Maria Cavaco Silva e a rainha Letizia encontram-se com a presidente da Federação das Doenças Raras, Paula Costa, também no Palácio de Belém.

Os reis deslocam-se depois para o Palácio de Queluz, onde serão recebidos pelo Presidente e Maria Cavaco Silva e assistirão a uma exibição dos cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, participando depois num almoço oferecido pela Presidência, em sua honra, na Sala do Trono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Chefe de Estado português e Felipe VI deverão proferir discursos e brindes nesta ocasião.

Depois, os monarcas espanhóis dirigem-se para o parlamento, onde pelas 15h45 assinam também o Livro de Honra e recebem cumprimentos de deputados, reunindo-se depois com a presidente, Assunção Esteves.

Realizam ainda uma breve visita à Assembleia da República e visitam a exposição “O Nascimento de uma Democracia”, segundo informação divulgada pelo parlamento.

Os reis espanhóis dirigem-se depois para o Palácio de São Bento, para um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, previsto para as 16h30.

O Presidente português convidou os novos monarcas espanhóis a visitar o país, quando enviou a sua felicitação no passado dia 19 – data da coroação de Felipe VI -, expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém “laços especiais de amizade”.

De acordo com a Casa Real espanhola, esta viagem insere-se num conjunto de visitas de apresentação que os reis realizarão aos países vizinhos, incluindo Marrocos, França e Bélgica.

Na primeira viagem após a coroação, Felipe VI e Letizia deslocaram-se ao Vaticano, onde foram recebidos pelo Papa Francisco, no passado dia 30.